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  1. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG

Recent Submissions

Potencial terapêutico de Allium sativum e Curcuma longa no contexto da Covid-19: uma revisão integrativa.

O vírus SARS-CoV-2 tem infectado diversas pessoas em todo o mundo através das partículas virais que adentram o corpo humano. O vírus se liga e penetra nas células por meio da proteína spike, que possui como alvo a enzima conversora de angiotensina 2 (ECA 2). A infecção tem causado desde o comprometimento do aparelho respiratório até complicações sistêmicas. Apesar do investimento no desenvolvimento de terapias eficazes contra a COVID-19, estas ainda são questionáveis. Nesse contexto, as plantas são um recurso comprovado para descoberta de novos fármacos, além de serem utilizadas para tratamento e prevenção de diversas doenças. Sendo assim, esta revisão objetiva investigar o potencial terapêutico das espécies Allium sativum e Curcuma longa, no contexto da COVID-19. Al...

Jovens da escola quilombola de Paratibe-PB: convivência, pertencimento e negação.

Muitas famílias que habitam o bairro de Paratibe, na periferia sul de João Pessoa-PB, são caracterizadas como remanescentes quilombolas, e obtiveram o reconhecimento pela Fundação Palmares desde 2006. A partir disso, a Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado começou paulatinamente a reestruturar seu Projeto Político-Pedagógico para atender à especificidade daquela comunidade que se serve dela. Este estudo se propôs a investigar o autorreconhecimento como quilombolas pelos/as jovens da referida comunidade, estudantes da Escola Antônia do Socorro Silva Machado. Eles/as se identificam com o projeto quilombola em implantação e com as práticas pedagógicas dessa instituição de ensino? Para responder a essa questão, parti do seguinte objetivo: compreender como os/as e...

Quilombo urbano liberdade: um estudo sobre as Manifestações Étnico- Culturais Afro-Maranhenses no contexto da Lei 10.639/2003.

A pesquisa aborda sobre as manifestações étnico-culturais afro-maranhenses no contexto da Lei nº 10.639/2003 no Quilombo Urbano Liberdade no município de São Luís-Maranhão. O local de pesquisa investigado foi a escola Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, que está localizado no Bairro da Liberdade. O objetivo geral da pesquisa foi investigar sobre as manifestações étnico-culturais afro maranhenses e afro-brasileiras na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, no Quilombo Urbano da Liberdade, com vista a construir um Caderno de Orientações Pedagógicas Afro-Maranhense à luz da Lei Nº 10.639/03. O questionamento central da pesquisa foi como as manifestações étnico-culturais afro maranhenses e afro-brasileiras poderia ser trabalhada na Unidade de Edu...

Educação escolar quilombola no cariri cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo.

A educação escolar quilombola é um direito a ser garantido à população negra que vive em territórios de reminiscência africana. Ao estudarem em escolas situadas geograficamente nesses espaços, próximas a eles ou que recebam quilombolas, devem considerar no currículo escolar, os aspectos étnicos, históricos, antropológicos e culturais da comunidade. Essas comunidades são fortemente marcadas pela presença da cultura africana e constituem o patrimônio material e imaterial do Brasil. Os elementos históricos e identitários que compõem a formação de quilombos são encontrados na comunidade quilombola de Carcará, município de Potengi na região do Cariri, sul do estado do Ceará. O foco desta investigação se define, a partir de um trabalho voltado para a africanização curricular da escola...

Relações de ensino-aprendizagem: professoras e alunos/as da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Quilombo Mimbó, Piauí.

Entende-se que as relações de ensino-aprendizagem envolvendo professoras e alunos/as acontecem de diversas maneiras nas práticas pedagógicas escolares, na comunidade, nas trocas de afetos, nos ambientes educativos, e, também, nos desrespeitos, negligências e outros comportamentos que influenciam as atividades do ensino desenvolvidas pelas/os profissionais da educação escolar, as quais resultam na esperada aprendizagem das/os alunas/os. Nesse sentido, considerou-se de importância social estudar este problema visando entender como as relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelas professoras e alunos/as afrodescendentes do Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenciaram nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar, e algumas consequências destas relações. Realizou-se um e...

Educação social e escolar, além da luta pela terra: O Quilombo do Sítio Velho, Piauí.

O presente trabalho desenvolvido no município de Assunção do Piauí tem como espaço delimitado a comunidade remanescente de quilombo Sítio Velho. A tese da pesquisa demonstra que os processos de educação social e escolar, desenvolvidos na/pela/para a comunidade, utilizam vários tipos de mediação, linguagens, práticas culturais, estratégias pedagógicas e recursos didáticos para consolidar o pertencimento racial como forma de potencializar a coesão interna da comunidade. O pesquisador investigou como as políticas educacionais baseadas nos elementos raciais contribuem para a compreensão dos processos de educação social e escolar como forma de potencializar a coesão interna da comunidade quilombola para além da narrativa comum da luta pela posse da terra. Especificamente, através de...

Da invisibilidade ao protagonismo: a participação das Comunidades Quilombolas de Santa Rita no processo de licenciamento ambiental da duplicação da BR-135 e a construção de saberes.

Este estudo tem por objeto a participação das comunidades quilombolas em processos de Licenciamento Ambiental (LA). A implantação de grandes projetos nos territórios quilombolas, sem qualquer tipo de consulta, desconsiderando todo aparato normativo que ordena os processos de LA, materializa graves violações de direitos sob o aval de um estado de práticas coloniais e racistas. Debruçando-me de modo específico sobre a obra de duplicação da BR-135, a partir da questão "Qual a participação das comunidades quilombolas de Santa Rita-Maranhão no processo de licenciamento da obra de duplicação da BR-135?", pude observar o movimento dialético entre a tentativa de silenciamento das comunidades quilombolas e a criação de um Comitê de Defesa de Direitos, que dá voz a esses atores ...

Planejamento sintético, atividade antimicrobiana e toxicológica de um híbrido ftalimídico triazólico.

Os compostos 1,2,3-1H-triazois são heterocíclicos de suma importância, em razão da sua estabilidade, baixa toxicidade e diversas aplicações sintética, tecnológica e farmacológica, destacando-se a sua notória propriedade antimicrobiana no enfrentamento de novas doenças infecciosas que acometem a sociedade, principalmente devido ao surgimento de microrganismos resistentes. Em paralelo, pode-se introduzir ao composto 1,2,3-1H-triazois um grupo Ftalimida, o qual é uma imida cíclica que possui inúmeras propriedades farmacológicas, podendo resultar na potencialização da atividade antimicrobiana. No entanto, mesmo diante de tais grupos atuarem como antimicrobianos inicialmente é imprescindível a realização de um ensaio toxicológico para predição de possíveis efeitos indesejáveis. Através disso...

Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA

A presente pesquisa objetiva analisar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia nas aulas de Geografia, no CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para a construção do sentimento de pertencimento das(os) estudantes e para a valorização da identidade ancestral quilombola, tendo em vista a elaboração de um caderno de orientação didática para docentes de Geografia do quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, Maranhão. Aliado a esse objetivo outros se agregam: a) mapear elementos das memórias afetivas, subjetividades, vivências das (os) moradoras (es), tais como, estudantes da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, buscando caracterizar de que modo o sentimento de pertencimento a esse lugar (topofilia) é construído por elas(es); b) compreender de que modo esse mape...

O Lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na educação infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA.

A presente pesquisa intitulada “O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na Educação Infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA, visou à reflexão acerca do objeto de pesquisa “o lúdico do livro-brinquedo no contexto quilombola” com as propostas desenvolvidas a partir da cultura das comunidades remanescentes de quilombos. Enquanto objetivo geral, buscamos construir práticas literárias lúdicas e de valorização das relações étnico-raciais das crianças a partir do livro-brinquedo em espaços educativos de territórios quilombolas, com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Lúdicas e ...

Aspectos gerais de prevalência dos interferentes préanalíticos relacionados a amostra sanguínea na realidade laboratorial brasileira: revisão da literatura.

A fase pré-analítica é a primeira etapa laboratorial, abrigando, dentro da rotina de amostra sanguínea, interferentes multifatoriais e com difícil controle e averiguação. O objetivo central do trabalho é analisar os aspectos dos interferentes pré-analíticos mais comumente avaliados e as abordagens presentes para o estudo destes. A pesquisa foi realizada como revisão sistemática, utilizando artigos científicos originais e nacionais disponíveis nos bancos de dados PUBMED, SCIENCEDIRECT, LILACS, SCIELO, PERIODICOS/CAPES e RESEARCHGATE, utilizando palavras-chave pré-estabelecidas e com período de publicação entre 2012 e 2021. Considerando a presença de interferentes préanalíticos, aqueles relacionados a etapa de coleta como hemólise, técnica de flebotomia e volume coletado foram os mais de...

Hortas medicinais em escolas quilombolas: olhares a partir da Escola João Paulo ll, no Quilombo Mato Grosso, Morros/MA

A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo o uso das hortas medicinais na escola quilombola João Paulo II, na comunidade Mato Grosso, Morros, Maranhão poderá contribuir para a construção de metodologias de ensino integradas, tendo como foco as práticas agroecológicas, com vista a construir um Guia de Orientações didático-pedagógicas. Além desse, outros objetivos se somam a este estudo: a) identificar quais concepções teóricas e metodológicas as(os) docentes da escola quilombola João Paulo II escola possuem sobre hortas medicinais e práticas de cuidado pelas plantas; b) verificar o que as(os) docentes da escola, foco da pesquisa, compreendem sobre práticas agroecológicas, c) investigar se há na escola foco desta pesquisa, bem como na Secretaria Municipa...

Educação no quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: o olhar das professoras quilombolas.

A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo, que insere nossa trajetória com a temática, utiliza o referencial teórico-metodológico que aprofunda o conhecimento sobre a educação, relações étnico-raciais, a ...

Avaliação da fauna triatomínica em municípios do alto oeste potiguar.

Triatomíneos são insetos hematófagos de grande importância médica por transmitirem o protozoário causador da doença de Chagas (DC), Trypanosoma cruzi. O objetivo da pesquisa foi avaliar a distribuição, diversidade, e infecção natural por T. cruzi dos triatomíneos dos municípios do Alto Oeste Potiguar. Foi realizado um estudo descritivo e documental baseado nos dados das fichas das coletas de triatomíneos das unidades domiciliares, realizadas no âmbito doProgramadeControledaDC,nosmunicípiosdoAlto Oeste Potiguar, entre 2017 e2018.FoicalculadooÍndicedeInfecçãoNatural,usadooteste de qui-quadrado e analisada a Razão de Prevalência com o intervalo de confiança (95%), considerando-se p<0,05, estatisticamente significativo. Fez-se a distribuição espacial das espécies coletadas e das positivas p...

Constituições de feminilidades de professoras afrodescendentes “entre contextos” de São João do Piauí.

A identidade racial e a construção da feminilidade, em determinadas culturas e contextos sociais, podem ser visibilizadas ou invisibilizadas. De que forma? Como ocorre o processo de constituição da dimensão feminina na identidade de mulheres afrodescendentes? Quais elementos compõem as dimensões da feminilidade e da afro descendência parte da identidade de mulheres professoras? Existem articulações entre as dimensões da identidade feminina afrodescendente e a chegada à carreira docente? Como ocorrem estas articulações? Com o intuito de refletir sobre estas questões, a pesquisa realizada analisou trajetórias educativas de dez professoras afrodescendentes que atuam no município de São João do Piauí. À luz das contribuições de Ferreira (2010), Hall (2006), Castells (2008), ...

A literatura afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003: uma proposta de ensino a partir das memórias literárias quilombolas de Jamary dos Pretos - MA.

A pesquisa trata sobre a Literatura Afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003, tendo em vista a construção de uma proposta de ensino com as memórias literárias da Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos, localizada em Turiaçu, Maranhão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a Literatura afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003, no Centro de Formação Quilombola por Alternância (CFQ) Raimundo Sousa em Turiaçu 3 Maranhão, tendo em vista a construção de uma proposta de ensino com as memórias literárias da comunidade quilombola Jamary dos Pretos. O problema central da investigação foi de que modo o ensino de Literatura afro-brasileira pode contribuir como dispositivo de efetivação da Lei nº 10.639/2003, no CFQ Raimundo So...

Da escola no quilombo à escola do quilombo: as propostas pedagógicas como possibilidade de diversificar o currículo das escolas quilombolas de Ensino Fundamental no município de Bequimão (MA).

A presente pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), traça o desenvolvimento de um estudo sobre o papel da escola no contexto de comunidades quilombolas e tem por objetivo construir uma proposta pedagógica específica para a parte diversificada do currículo das escolas quilombolas da rede municipal da cidade de Bequimão/MA. A referida proposta foi materializada em dois Cadernos de Oficinas Pedagógicas compostos por 10 temáticas que versam sobre questões étnico-raciais e de interesse das comunidades estudadas, considerando a realidade sociocultural das mesmas e contribuindo para a sua valorização cultural e afirmação da identidade étnica. Na descrição metodológica,...

A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA.

Esta pesquisa analisa as contribuições do Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na criação de representações visuais de mulheres negras brasileiras. Mapeia as representações visuais de mulheres negras nas produções do NIDA e identifica as referências utilizadas na criação de representações visuais, problematizando como o uso dessas representações visuais se relacionam com os estereótipos racistas e sexistas sobre mulheres negras que são amplamente propagados na sociedade. Discute os lugares em que as questões raciais e de gênero atravessam a formação dos designers, sobretudo, as representações visuais dos modos de vida e da mulher afrodescendente. Para isso, este estudo faz u...

Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão.

Vivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferencialmente em autoras negras, almejando fortalecer e dar visibilidade para estas literaturas, assim temos nomes como: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com o método da história oral e a t...

Percursos formativos das mulheres líderes comunitárias em São Luís.

A história de atuação das mulheres ao longo de sua trajetória tem sido segregada, invisibilizada, deixada em segundo plano, embora estas estejam sempre nas trincheiras das lutas sociais, e mais recentemente nos movimentos comunitários. Partindo daí, surge o interesse por essa pesquisa que tem o objetivo de analisar e revelar como tem se dado os percursos formativos e sua influência na construção identitária de mulheres líderes comunitárias no Município de São Luís, com vistas a produção de elementos significativos e originais sobre o ser mulher no exercício da liderança comunitária. Para tanto, refletimos sobre os conceitos de identidade e da categoria percurso para nos levar a compreender os percursos formativos e como estes intervém na construção identitária dessas mul...

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  • 138 GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
  • 104 FRANCISCO, Paulo Roberto Megna.
  • 96 RIBEIRO, George do Nascimento.
  • 89 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
  • 82 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
  • 77 SANTOS, Marcos dos.
  • 63 ANDRADE, Valéria.
  • 58 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
  • 48 SANTOS, Djail.
  • 46 SILVA, Viviane Farias.
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Subject
  • 3015 História.
  • 2596 Engenharia Elétrica.
  • 1934 Educação.
  • 1919 Engenharia Civil
  • 1770 Engenharia Agrícola.
  • 1691 Engenharia de Produção.
  • 1434 Estágio em Engenharia Civil
  • 1423 Direito
  • 1151 Estágio em Engenharia Elétrica
  • 1053 Ciência da Computação
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Date issued
  • 8586 2020 - 2025
  • 21098 2010 - 2019
  • 6842 2000 - 2009
  • 2272 1990 - 1999
  • 1635 1980 - 1989
  • 387 1970 - 1979
  • 9 1962 - 1969
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