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- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Recent Submissions
Esse trabalho investiga a implementação de práticas pedagógicas multiculturais e decoloniais no ensino de língua inglesa, dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). A pesquisa adota uma metodologia qualitativa exploratória, baseada em revisão bibliográfica sobre multiculturalismo, decolonialidade e ensino de línguas, para avaliar como essas abordagens teóricas podem ser integradas na prática pedagógica e contribuir para a formação docente. O estudo destaca a importância da Linguística Aplicada na capacitação de professores para lidar com a diversidade cultural e linguística em salas de aula multiculturais, enfocando a necessidade de práticas educativas que não apenas ensinam...
Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande – PB, na linha de pesquisa “Práticas Educativas e Diversidade”, cujo objeto de estudo refere-se à docência no Ensino Remoto Emergencial, tendo como pergunta: quais significados foram atribuídos pelas docentes à experiência com o ERE na Educação Infantil? Desse modo, foram delimitados como objetivos: analisar os significados atribuídos pelas docentes à experiência com o ERE na Educação Infantil e, de forma específica, conhecer seus sentimentos em relação à experiência vivenciada nesse período; além de analisar aspectos da relação entre professores e crianças, e buscar reminiscências dessas práticas no contexto pós-pandêmico, por meio das narrativas das docentes d...
A inserção da Sociologia, nos currículos brasileiros, iniciou-se no final do século XIX e consolidou-se, no ensino básico, durante o século XX. Com a redemocratização e a Constituição de 1988, seu retorno ao ensino médio foi reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. A obrigatoriedade da disciplina foi estabelecida pela Lei 11.684/2008, que exigiu a inclusão de Sociologia nos currículos do ensino médio, destacando a importância de aulas adequadas e professores qualificados. Neste sentido, esta pesquisa propõe a criação da "Primeira Semana de Humanidades", um projeto de intervenção pedagógica que visa dinamizar o ensino de Sociologia e promover a formação contínua de docentes. Além disso, o projeto pretende ampliar as perspectivas do...
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as “mulheres de conforto” sul-coreanas, escravizadas sexualmente durante o período de ocupação colonial japonesa na Península, entre os anos de 1910 e 1945, através dos revisionismos e negacionismos históricos que rodeiam a historiografia do tema na contemporaneidade, em diálogo com Pierre Vidal-Naquet (1987), Rollemberg e Cordeiro (2021), entre outros. Para fomentar tal discussão, analisa-se a existência de uma colonialidade (do poder, do ser, do conhecimento, da memória, da mídia, etc.) presente na atualidade da sociedade coreana que constroem discursos e impedimentos (Paul Ricouer, 2007) para que as memórias e os traumas das sobreviventes sejam ouvidos e seus pedidos por reparação atendidos. Este debate te...
Este trabalho aborda a intersecção entre futebol e racismo no Brasil, explorando como o esporte reflete desigualdades raciais históricas e perpetua manifestações de racismo, mesmo com o sucesso de atletas negros. O objetivo é analisar como as redes sociais, entre 2018 e 2024, têm sido usadas no combate ao racismo no futebol sul-americano, especialmente na denúncia de discriminações envolvendo clubes e torcedores, além de examinar o papel social dos clubes na promoção da igualdade racial. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando dados primários, notícias, redes sociais e campanhas antirracistas realizadas por clubes, torcedores e instituições futebolísticas. As redes sociais emergem como espaços de resistência e mobilização, oferecendo visibilidade ...
Este estudo tem como objetivo apresentar a investigação das experiências de três teólogas feministas: Alexya Salvador, Ivone Gebara e Nancy Cardoso, uma vez que elas produzem saberes que são práticas educativas e de resistência na contemporaneidade, subvertendo a lógica de dominação da cultura hegemônica do cristianismo. Utilizamos, para a base da investigação, a pesquisa bibliográfica, além da análise do discurso das entrevistas já realizadas. Para tal pesquisa, propomos debates acerca das questões de construção de Deus, através de Nietzsche (2007) e Gebara (2023), evidenciando como as bases do cristianismo influenciaram na construção de uma cultura misógina e machista, desde a sua composição até a sua influência política nos dias de hoje. Além disso, Butler (2003) e Co...
A antiguidade foi, no decurso de séculos, representada de diferentes maneiras por historiadores, literatos, dramaturgos, artistas plásticos etc. Diante disso, o presente trabalho intenciona analisar a saga literária “Percy Jackson e os olimpianos”, publicada entre 2005 e 2009, com cinco volumes, com o intuito de compreender a recepção e usos do passado grego antigo pela contemporaneidade, tendo em vista que a obra retrata a Grécia Antiga como fundadora da “civilização” ocidental. A pesquisa objetiva, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo, demonstrar como a obra propaga a representação de excepcionalidade do mundo antigo clássico, construída pela modernidade para compor um discurso em defesa da pretensa continuidade linear entre passado e presente de uma História “...
A Jurema Sagrada, religião afro-indígena, com raízes indígenas, negras e do catolicismo popular, sofreu apagamentos tanto socialmente quanto academicamente. No contexto de Cajazeiras-PB, uma cidade sertaneja enraizada nos moldes do cristianismo, essa religião afro- indígena sofre com a prevalência de discursos unilaterais, embora as práticas e representações do povo de terreiro lutem constantemente para transformar as imagéticas construídas acerca do Alto Sertão da Paraíba. Dessa forma, este trabalho expõe, de forma pioneira, a Jurema Sagrada na cidade de Cajazeiras-PB, em torno da metade do século XX, com o objetivo de enfatizar a participação do culto enquanto construtor e mantenedor das identidades locais negras e indígenas do contexto l...
Este trabalho emerge a partir de resultados adquiridos na pesquisa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica) e de discussões realizadas nos grupos de estudo de gênero e de história cultural. Tendo como fonte de análise um processo crime de defloramento do ano de 1935, no qual buscaremos visualizar a construção do corpo feminino, a partir da análise das relações de gênero, além disso discutiremos as diversas vivências, os amores, as tramas, as subversões, os desejos, as sensibilidades não esquecendo que estes estavam perpassados por um olhar jurídico que por hora ditava normas de condutas, decorridos pelo discurso de advogados, promotores e juízes Sendo assim, refletiremos sobre os interesses presentes dentro dessas relações e como eram criados e recriados...
O presente trabalho dedica-se a traçar um horizonte na análise da produção historiográfica acerca da História da África, abordando desde as características predominantes nas produções tradicionais de base eurocêntrica até as mais recentes produções desenvolvidas até por autores africanos, a fim de justificar a necessidade do estudo do ponto de vista interior da África enquanto condicionante para uma autêntica compreensão da mesma para a construção de sua própria identidade.
Este trabalho se dirige a pensar metodologias que possam beneficiar o ensino de história a partir das músicas Afro-brasileiras. A partir dos seguintes questionamentos: Como realizar um ensino reflexivo a partir da utilização de músicas? E como incentivar o interesse pela cultura Afro-Brasileira a partir das músicas? E ainda, como as leis que asseguram o ensino da cultura Afro podem se dar através destes meios? Para isto, uma figura que se apresentou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, chamou-nos a atenção; Wilson Simonal. Utilizamos de sua figura, influente nestas décadas, inclusive fora do Brasil, para lançar reflexões sobre como utilizar a sua música “Tributo a Martin Luther King” para o estudo da Cultura Afro-Brasileira. No entanto, deve-se atentar para a multiplicidade de temas qu...
Este artigo é resultado de nossa experiência na docência compartilhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, realizado na Escola Dom Moisés Coêlho, no qual subprojeto de História. Para tal estudo de caso, abordamos as aulas de Renascimento e Humanismo nas turmas de 7º ano “C” e “D”, estas se pautaram em discussões acerca das visões dos alunos sobre o conceito de beleza. Sendo assim, fizemos uso de charges, revistas e pinturas de épocas diferentes, na qual os alunos pudessem problematizar o conceito de beleza. Que cada sociedade e temporalidade histórica possuía um determinado conceito. Além disso, problematizamos o modelo padrão de arte e beleza renascentista, utilizando para tal, discussões sobre o auto retrato e fotografia. Assim, os olhares fora...
A História, longe de ser uma narrativa mais verdadeira do passado, corta, tece, elaborando sentidos ao que cabe ser dito, lembrado. Nessa perspectiva, a entendemos como uma construção de significações que leva em conta o dispositivo da sexualidade e o controle biopolítico, análises trazidas pelo filósofo Michel Foucault. A história é sexuada, portanto, já sinalizava Tânia Swain (2013). Nesse sentido, visamos tecer considerações desse campo teórico levando em conta possibilidades de articulações com as subjetividades e investimentos libertários possibilitados pelos feminismos, com ênfase no feminismo paraibano, grande área de estudo de nossa pesquisa de mestrado. Dessa forma, esperamos contribuir com uma abordagem possível para a história do movimento feminista, entendendo este ...
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