Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42622
Title: Hortas medicinais em escolas quilombolas: olhares a partir da Escola João Paulo ll, no Quilombo Mato Grosso, Morros/MA
Other Titles: Medicinal gardens in quilombola schools: perspectives from the João Paulo II School, in Quilombo Mato Grosso, Morros/MA
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Ivanildo Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Marilda da Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VALLE, Mariana Guelero do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BOTELHO, Raimundo Edson Pinto.
Keywords: Hortas medicinais;Escolas quilombolas;Quilombo Mato Grosso - Morros - MA;Escola João Paulo II - Quilombo Mato Grosso - Morros - MA;Plantas medicinais;Educação escolar quilombola;Agroecologia;Educação do Campo;Comunidade Quilombola Mato Grosso - Morros - MA;Saberes quilombolas - plantas medicinais;Análise de Conteúdo - Bardin;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Mulheres quilombolas;Medicinal Gardens;Quilombola Schools;Quilombo Mato Grosso - Morros - MA;João Paulo II School - Quilombo Mato Grosso - Morros - MA;Medicinal Plants;Quilombola School Education;Agroecology;Rural Education;Quilombola Community Mato Grosso - Morros - MA;Quilombola Knowledge - Medicinal Plants;Content Analysis - Bardin;Federal University of Maranhão - Dissertation;Quilombola Women
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: RODRIGUES, Ivanildo Carvalho. Hortas medicinais em escolas quilombolas: olhares a partir da Escola João Paulo ll, no Quilombo Mato Grosso, Morros/MA. 2024. 173f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo o uso das hortas medicinais na escola quilombola João Paulo II, na comunidade Mato Grosso, Morros, Maranhão poderá contribuir para a construção de metodologias de ensino integradas, tendo como foco as práticas agroecológicas, com vista a construir um Guia de Orientações didático-pedagógicas. Além desse, outros objetivos se somam a este estudo: a) identificar quais concepções teóricas e metodológicas as(os) docentes da escola quilombola João Paulo II escola possuem sobre hortas medicinais e práticas de cuidado pelas plantas; b) verificar o que as(os) docentes da escola, foco da pesquisa, compreendem sobre práticas agroecológicas, c) investigar se há na escola foco desta pesquisa, bem como na Secretaria Municipal de Educação de Morros, formações contínuas direcionadas às(aos) docentes, tendo como foco as hortas medicinais e práticas agroecológicas e d) produzir um Guia de Orientações Pedagógicas sobre hortas medicinais e ações agroecológicas, no sentido de contribuição para as(os) docentes da escola quilombola João Paulo II. O nosso estudo está organizado em seis seções. Na primeira apresentamos a introdução, a qual está subdividida na justificativa, caracterização e delimitação do problema de pesquisa, do interesse pela pesquisa, estudos realizados sobre o tema e estrutura da pesquisa. A segunda seção é sobre Educação do Campo e Agroecologia, apresentando reflexões sobre o uso de hortas medicinais na escola. Na terceira seção apresenta os saberes dos povos quilombolas, hortas e agroecologias, a partir de breves relatos das(os) moradoras(es) e professoras(es) do quilombo Mato Grosso, em Morros. A quarta seção aborda os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, caracterizando os métodos de abordagem, o local e os participantes da pesquisa, os instrumentos de composição dos dados e a descrição do produto da pesquisa. Na quinta seção apresentamos o cronograma deste estudo e, por fim, na sexta seção estão as referências. O referencial teórico, sustentação de todas as seções da pesquisa, apoia-se nas contribuições de autoras(es) como Caldart(2012), Candau(2011), Cavalcanti (2009), Carvalho (2010), Cunha (2014), Imbernón (2021), Freire (1970), Martins (2016), Molina (2011), Nóvoa(1995), Saviani (2018), Rocha(2011), dentre outras(os), por conta de suas abordagens esclarecedoras e fundamentadas em pesquisas e análises consolidadas sobre Hortas medicinais, Educação do Campo, Agroecologia, Educação Escolar Quilombola e Formação docente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que utilizou a abordagem aplicada, tendo a entrevista semiestruturada e o registro fotográfico foram utilizados como instrumentos de composição dos dados e a análise do conteúdo foi a técnica que fundamentou a estruturação e a análise dos dados coletados. Através desta investigação concluímos, portanto, a necessidade de políticas públicas e programas para Educação Escolar Quilombola maranhense com foco na formação de professoras(es) e gestoras(es) e neste caso mais específico com enfoque na compreensão do componente curricular hortas e plantas medicinais. Estes aspectos apontam para a formação continuada como estratégia de subsidiar o trabalho das(os) professoras(es) da Escola João Paulo II, tendo em vista o trabalho com as hortas, plantas medicinais e Agroecologia. É neste sentido que um guia de orientação didático-pedagógicas se configura como possibilidade de contribuir e somar nos materiais didáticos utilizados pelas(os) professoras(es) desta escola, auxiliando-as(os) nos seus trabalhos e nas suas práticas pedagógicas.
Abstract: The present research aims to investigate how the use of medicinal gardens in the João Paulo II quilombola school, in the Mato Grosso, Morros, Maranhão community can contribute to the construction of integrated teaching methodologies, focusing on sustainable agroecological practices, with with a view to creating a didactic pedagogical Guidelines Guide. In addition to this, other objectives are added to this study: a) identify what theoretical and methodological conceptions the teachers of the João Paulo II quilombola school have about medicinal gardens and plant care practices; b) verify what the teachers at the school, the focus of the research, understand about sustainable agroecological practices, c) investigate whether there is ongoing training aimed at ) teachers, focusing on medicinal gardens and sustainable agroecological practices and d) produce a Pedagogical Guidance Guide on medicinal gardens and sustainable agroecological actions, in the sense of contributing to the teachers of the João Paulo II quilombola school. Our study is organized into six sections. Firstly, we present the introduction, which is subdivided into the justification, characterization and delimitation of the research problem, interest in the research, studies carried out on the topic and structure of the research. The second section is about Rural Education and Agroecology, presenting reflections on the use of medicinal gardens in schools. The third section presents the knowledge of quilombola people, gardens and agroecologies, based on brief reports from residents and teachers of quilombo Mato Grosso, in Morros. The fourth section addresses the methodological procedures adopted in the research, characterizing the approach methods, the research location and participants, the data composition instruments and the description of the research product. In the fifth section we present the timeline of this study and, finally, in the sixth section are the references. The theoretical framework, supporting all sections of the research, is supported by the contributions of authors such as Caldart (2012), Candau (2011), Cavalcanti (2009), Carvalho (2010), Cunha (2014), Imbernón ( 2021), Freire (1970), Martins (2016), Molina (2011), Nóvoa (1995), Saviani (2018), Rocha (2011), among others, due to their enlightening approaches based on consolidated research and analysis on Medicinal Gardens, Rural Education, Agroecology, Quilombola School Education and Teacher Training. This is, therefore, a qualitative research that used the applied approach, with the semi-structured interview and photographic records being used as data composition instruments and content analysis was the technique that based the structuring and analysis of the data. collected. Through this investigation, we concluded, therefore, the need for public policies and programs for Quilombola Maranhão School Education with a focus on the training of teachers and managers and in this more specific case with a focus on understanding the curricular component of gardens and medicinal plants. These aspects point to continued training as a strategy to support the work of teachers at Escola João Paulo II, with a view to working with vegetable gardens, medicinal plants and Agroecology. It is in this sense that a didactic-pedagogical guidance guide is a possibility to contribute and add to the teaching materials used by the teachers at this school, helping them in their work and pedagogical practices.
Keywords: Hortas medicinais
Escolas quilombolas
Quilombo Mato Grosso - Morros - MA
Escola João Paulo II - Quilombo Mato Grosso - Morros - MA
Plantas medicinais
Educação escolar quilombola
Agroecologia
Educação do Campo
Comunidade Quilombola Mato Grosso - Morros - MA
Saberes quilombolas - plantas medicinais
Análise de Conteúdo - Bardin
Universidade Federal do Maranhão - Dissertação
Mulheres quilombolas
Medicinal Gardens
Quilombola Schools
Quilombo Mato Grosso - Morros - MA
João Paulo II School - Quilombo Mato Grosso - Morros - MA
Medicinal Plants
Quilombola School Education
Agroecology
Rural Education
Quilombola Community Mato Grosso - Morros - MA
Quilombola Knowledge - Medicinal Plants
Content Analysis - Bardin
Federal University of Maranhão - Dissertation
Quilombola Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42622
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANILDO CARVALHO RODRIGUES - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfIvanildo Carvalho Rodrigues - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 202421.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.