Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42616
Title: | A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA. |
Other Titles: | The visual representation of black women and their re(productions) in the UFMA design course. |
???metadata.dc.creator???: | PEREIRA, Danielle Cristina dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SARAIVA, Gisele Reis Correa. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MARTINS, Marilda da Conceição. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de. |
Keywords: | Mulheres negras - representação visual;Representação visual - mulheres negras;Curso de Design - UFMA;Mulher afrodescendente;Design;Racismo;Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia - NIDA - UFMA;Estereótipos racistas - mulheres;Revisão de literatura;Antirracismo;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Black Women - Visual Representation;Visual Representation - Black Women;Design Course - UFMA;Afro-descendant Women;Racism;Research Group: Narratives in Innovation, Design, and Anthropology - NIDA - UFMA;Racist Stereotypes - Women;Literature Review;Anti-Racism;Federal University of Maranhão - Dissertation |
Issue Date: | 18-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Maranhão |
Citation: | PEREIRA, Danielle Cristina dos Santos. A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA. 2024. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa analisa as contribuições do Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na criação de representações visuais de mulheres negras brasileiras. Mapeia as representações visuais de mulheres negras nas produções do NIDA e identifica as referências utilizadas na criação de representações visuais, problematizando como o uso dessas representações visuais se relacionam com os estereótipos racistas e sexistas sobre mulheres negras que são amplamente propagados na sociedade. Discute os lugares em que as questões raciais e de gênero atravessam a formação dos designers, sobretudo, as representações visuais dos modos de vida e da mulher afrodescendente. Para isso, este estudo faz uso da abordagem qualitativa com revisão de literatura, pesquisa documental, entrevista aberta e análise de representações visuais pelo método de análise de imagens fixas de Mendes (2019). A perspectiva antirracista, afrocêntrica e decolonial embasa o referencial teórico composto por: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) dentre outros/as estudiosos/as. De forma interseccionada, discutimos o design partindo da abordagem Design para a Inovação Social de Manzini (2017) com centralidade na Linha Pesquisa Diversidade, Cultura e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMA). As discussões teóricas e a análise das representações visuais concluímos que a desconstrução do imaginário negativo em relação às mulheres negras envolve a conscientização sobre a necessidade de mulheres negras serem percebidas como agentes, com produtoras de conhecimento e que as suas percepções sobre si mesmas sejam evidenciadas em todos os espaços. |
Abstract: | This research analyzes the contributions of the Narrative Research Group in Innovation, Design and Anthropology (NIDA) of the Design course at the Federal University of Maranhão (UFMA) in creating visual representations of black Brazilian women. It maps the visual representations of black women in NIDA productions and identifies the references used in the creation of these visual representations, problematizing how the use of these visual representations relates to racist and sexist stereotypes about black women that are widely propagated in society. It discusses the places where racial and gender issues permeate the training of designers, especially the visual representations of ways of life and of Afro-descendant women. To achieve this, this study uses a qualitative approach with literature review, documentary research, open interviews and analysis of visual representations using the still image analysis method of Mendes (2019). The anti-racist, Afrocentric and decolonial perspective supports the theoretical framework composed by: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) among other scholars. In an intersecting way, we discuss design based on the Design for Social Innovation approach by Manzini (2017) with a focus on the Diversity, Culture and Inclusion Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE/UFMA). The theoretical discussions and the analysis of visual representations concluded that the deconstruction of the negative imaginary in relation to black women involves raising awareness about the need for black women to be perceived as agents, as producers of knowledge and for their perceptions of themselves to be highlighted in all spaces. |
Keywords: | Mulheres negras - representação visual Representação visual - mulheres negras Curso de Design - UFMA Mulher afrodescendente Design Racismo Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia - NIDA - UFMA Estereótipos racistas - mulheres Revisão de literatura Antirracismo Universidade Federal do Maranhão - Dissertação Black Women - Visual Representation Visual Representation - Black Women Design Course - UFMA Afro-descendant Women Racism Research Group: Narratives in Innovation, Design, and Anthropology - NIDA - UFMA Racist Stereotypes - Women Literature Review Anti-Racism Federal University of Maranhão - Dissertation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42616 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELLE CRISTINA DOS SANTOS PEREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdf | Danielle Cristina dos Santos Pereira - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 2024 | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.