Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42621
Title: Educação no quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: o olhar das professoras quilombolas.
Other Titles: Education in the Piqui da Rampa quilombo, Vargem Grande, Maranhão: the perspective of quilombola teachers.
???metadata.dc.creator???: JESUS, Ilma Fátima de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NUNES, Iran de Maria Leitão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NUNES, Georgina Helena Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIALLO, Cintia Santos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Acildo Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CASTRO, César Augusto.
Keywords: Quilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MA;Educação escolar quilombola;Professoras quilombolas;Mulheres quilombolas;Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relaçõe Étnico-Raciais;Autoria feminina quilombola;Escritos quilombolas;Pedagogia quilombola;Feminismo negro;Quilombolas - professoras;Mulheres quilombolas nas ciências;Universidade Federal do Maranhão - Tese;Quilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MA;Quilombola School Education;Quilombola Teachers;Quilombola Women;National Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations;Quilombola Female Authorship;Quilombola Writings;Quilombola Pedagogy;Black Feminism;Quilombolas - Teachers;Quilombola Women in Science;Federal University of Maranhão - Thesis
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: JESUS, Ilma Fátima de. Educação no quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão: o olhar das professoras quilombolas. 2024. 315f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo, que insere nossa trajetória com a temática, utiliza o referencial teórico-metodológico que aprofunda o conhecimento sobre a educação, relações étnico-raciais, a educação escolar quilombola e a perspectiva afrocentrada (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), epistemologias decoloniais (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); feminismo negro e mulherismo africana com abordagem materno-centrada (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (Hudson Weems, 2021); epistemologias africanas (Oy wùmí, 2021), que indicam a necessidade de ruptura com o eurocentrismo para valorização dos saberes e reconhecimento dos conhecimentos alternativos. Os principais resultados da pesquisa detectam que as professoras quilombolas passaram a utilizar as referidas Diretrizes na prática pedagógica devido ao fato de que as escolas quilombolas não contam com materiais didáticos para que a história e cultura afro-brasileira e africana esteja presente no cotidiano escolar, o que nos leva à conclusão de que é necessário construir esses materiais a partir da própria história local, o que sugere a adoção de uma pedagogia quilombola.
Abstract: The research carried out in the Doctorate in Education of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Maranhão (UFMA) aims to analyze Education in Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, from the perspective of quilombola teachers, and goes through the history and educational policy of quilombola schools to identify whether the guidelines of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education and the National Curricular Guidelines for Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture are used. The study, which inserts our trajectory with the theme, uses the theoretical-methodological framework that deepens knowledge about education, ethnic-racial relations, quilombola school education and the Afrocentric perspective (Asante, 2009), (Gomes, 2017), (Gonzalez, 1982, 2020), decolonial epistemologies (Freire, 1975, 1996); (Vergès, 2020), (Madhubuti, 1990); (Munanga, 1996, 2005, 2015), Silva (2011); black feminism and African womanism with a maternal-centered approach (hooks, 2017, 2019, 2021), (Collins, 2019); (Hudson Weems, 2021); African epistemologies (Oy wùmí, 2021), which indicate the need to break with Eurocentrism to value knowledge and recognize alternative knowledge. The main results of the research detect that quilombola teachers began to use the aforementioned Guidelines in their pedagogical practice due to the fact that quilombola schools do not have teaching materials so that Afro-Brazilian and African history and culture are present in the school routine, which leads us to the conclusion that it is necessary to build these materials based on local history itself, which suggests the adoption of a quilombola pedagogy.
Keywords: Quilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MA
Educação escolar quilombola
Professoras quilombolas
Mulheres quilombolas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relaçõe Étnico-Raciais
Autoria feminina quilombola
Escritos quilombolas
Pedagogia quilombola
Feminismo negro
Quilombolas - professoras
Mulheres quilombolas nas ciências
Universidade Federal do Maranhão - Tese
Quilombo Piqui da Rampa - Vargem Grande - MA
Quilombola School Education
Quilombola Teachers
Quilombola Women
National Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations
Quilombola Female Authorship
Quilombola Writings
Quilombola Pedagogy
Black Feminism
Quilombolas - Teachers
Quilombola Women in Science
Federal University of Maranhão - Thesis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42621
Appears in Collections:4 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILMA FÁTIMA DE JESUS - TESE NORDESTE UFMA 4 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfIlma Fátima de Jesus - Tese Nordeste UFMA 4 PPG Educação 20243.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.