Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42615
Title: Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão.
Other Titles: Black women activists in education in Açailândia, Maranhão.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cíntia Valéria de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ZAPAROLI, Witembergue Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CARVALHO, Herli de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Priscila Coimbra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROSO, Betânia Oliveira.
Keywords: Mulheres negras;Mulheres quilombolas;Açailândia - MA;Racismo;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;História oral;Ações antirracistas;Identidade negra;Gênero e raça;Black Women;Quilombola Women;Racism;Federal University of Maranhão - Dissertation;Oral History;Anti-Racist Actions;Black Identity;Gender and Race
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: SILVA, Cíntia Valéria de Souza. Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas. Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz - MA - Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Vivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferencialmente em autoras negras, almejando fortalecer e dar visibilidade para estas literaturas, assim temos nomes como: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com o método da história oral e a técnica de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Diante do estudo, foi possível inferir que as trajetórias de vida todas foram, em algum momento, marcadas pela nocividade do racismo, exigindo destas sujeitas luta constante pela efetivação de direitos. Acreditamos que é urgente pensar a construção de um projeto de educação que reconheça e valorize as identidades negras. Contudo, como produto desta dissertação, elaboraramos um podcast com as narrativas exposta em uma roda de conversa, pois entendemos que está ferramenta é um instrumento educativo que tem o poder de compartilhar histórias, saberes e, principalmente, ações antirracistas no contexto educacional..
Abstract: Practices We live in a structure sedimented by gender and racial oppression that affects the black population, especially women, who, since the schooling process, are silenced and affected by an educational policy that does not consider the racial agenda as a priority on the agenda. Faced with this reality, this work aims to understand the educational trajectory of black women and militants in the municipality of Açailândia, Maranhão, Brazil. The theoretical basis is preferably based on black authors, aiming to strengthen and give visibility to these literatures, so we have names such as: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). For that, we used the qualitative approach as methodology, with the oral history method and the research technique semi-structured interviews that were carried out with three black women. In view of the study, it was possible to infer that all life trajectories were, at some point, marked by the harmfulness of racism, demanding from these subjects a constant struggle for the realization of their rights. We believe that it is urgent to think about building an education project that recognizes and values black identities. However, as a product of this dissertation, we intend to create a podcast with the women's narratives, as we understand that this tool is an educational instrument that has the power to share stories, knowledge and, mainly, anti-racist actions in the educational context.
Keywords: Mulheres negras
Mulheres quilombolas
Açailândia - MA
Racismo
Universidade Federal do Maranhão - Dissertação
História oral
Ações antirracistas
Identidade negra
Gênero e raça
Black Women
Quilombola Women
Racism
Federal University of Maranhão - Dissertation
Oral History
Anti-Racist Actions
Black Identity
Gender and Race
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42615
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍNTIA VALÉRIA DE SOUZA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfCíntia Valéria de Souza Silva - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20231.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.