Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42618
Title: A literatura afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003: uma proposta de ensino a partir das memórias literárias quilombolas de Jamary dos Pretos - MA.
Other Titles: Afro-Brazilian literature as a device for implementing Law 10.639/2003: a teaching proposal based on the quilombola literary memories of Jamary dos Pretos - MA.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Enimeyre de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Marilda da Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rosenilton Silva de.
Keywords: Lei 10.639/2003;Mulheres quilombolas;Memórias literárias quilombolas;Jamary dos Pretos - MA - terra quilombola;Terra quilombola Jamary dos Pretos - MA;Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos - Turiaçu - MA;Escrita quilombola feminina;Mulheres quilombolas na ciência;Autoria quilombola feminina;Escritos quilombolas;Literatura afro-brasileira;Estudo de caso;Quilombo Jamary dos Pretos - Turiaçu - MA;Educação antirracista;Ensino de literatura afro-brasileira;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Law 10.639/2003;Quilombola Women;Quilombola Literary Memoirs;Jamary dos Pretos - MA - Quilombola Land;Jamary dos Pretos Quilombola Land - MA;Jamary dos Pretos Quilombola Community - Turiaçu - MA;Female Quilombola Writing;Quilombola Women in Science;Female Quilombola Authorship;Quilombola Writings;Afro-Brazilian Literature;Case Study;Jamary dos Pretos Quilombo - Turiaçu - MA;Anti-Racist Education;Teaching Afro-Brazilian Literature;Federal University of Maranhão - Dissertation
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: CAVALCANTI, Enimeyre de Melo. A literatura afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003: uma proposta de ensino a partir das memórias literárias quilombolas de Jamary dos Pretos - MA. 2023. 229f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa trata sobre a Literatura Afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003, tendo em vista a construção de uma proposta de ensino com as memórias literárias da Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos, localizada em Turiaçu, Maranhão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a Literatura afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10.639/2003, no Centro de Formação Quilombola por Alternância (CFQ) Raimundo Sousa em Turiaçu 3 Maranhão, tendo em vista a construção de uma proposta de ensino com as memórias literárias da comunidade quilombola Jamary dos Pretos. O problema central da investigação foi de que modo o ensino de Literatura afro-brasileira pode contribuir como dispositivo de efetivação da Lei nº 10.639/2003, no CFQ Raimundo Sousa, a partir do Guia Pedagógico: Literatura Afro-brasileira e as memórias da Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos. O estudo está organizado em seis seções. A primeira seção descreve a introdução, na qual apresentamos o interesse pela pesquisa, justificativa, objetivos, conquistas legais e a educação antirracista, a estrutura da pesquisa e uma breve revisão de literatura. Em seguida duas seções de fundamentação teórica. A segunda seção aborda Literatura afro-brasileira no sistema educacional brasileiro, a partir da análise nos documentos oficiais e orientadores. A terceira seção trata da Literatura Afro-brasileira, seus contextos e características gerais. A quarta seção aborda o percurso metodológico da pesquisa: dos caminhos percorridos aos resultados e apresentação da proposta de produto educacional, denominado Guia Pedagógico: Literatura afro-brasileira e as memórias da Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos. A quinta seção apresenta a análise da inserção da Literatura afro-brasileira no CFQ Raimundo Sousa e as memórias literárias de Jamary. A sexta seção trata das considerações finais. Este estudo foi fundamentado a partir das principais referências bibliográficas: Duarte (2008, 2011), Carneiro (2005, 2011, 2018) Gomes (2012, 2017), Kilomba (2008, 2016), Munanga (2005, 1995), Silva (2015), Hooks (2017), documentos normativos e orientadores que definem a inserção e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e das temáticas atreladas a esta pesquisa, dentre outras (os). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, instrumental, aplicada e que se utilizou da abordagem do estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados adotamos a análise do conteúdo. Através deste estudo foi possível identificar a necessidade e importância da inserção do Guia Pedagógico para o CFQ Raimundo Sousa, como um instrumento de efetivação da Lei 10.639/2003. Este resultado foi identificado a partir da falta de Formação Continuada e materiais didáticos que contemplem a Literatura afro-brasileira no Centro de Formação Quilombola por alternância Raimundo Sousa. Além de contribuir para o registro das histórias (memórias) da comunidade quilombola Jamary dos Pretos e para a construção de uma educação antirracista.
Abstract: The research deals with Afro-Brazilian Literature as a device for implementing Law 10.639/2003, in view of the construction of a teaching proposal with the literary memories of the Quilombola Community Jamary dos Pretos, located in Turiaçu, Maranhão. The general objective of the research was to analyze Afro-Brazilian Literature as a device for implementing Law 10.639/2003, at the Raimundo Sousa Quilombola Training Center (CFQ) in Turiaçu - Maranhão, with a view to building a teaching proposal with the literary memories of the quilombola community Jamary dos Pretos. The central problem of the investigation was how the teaching of Afro-Brazilian Literature can contribute as a device for the effectiveness of Law nº 10.639/2003, in CFQ Raimundo Sousa, from the Pedagogical Guide: Afro-Brazilian Literature and the memories of the Quilombola Community Jamary dos Pretos. The study is organized into six sections. The first section describes the introduction, in which we present the research interest, justification, objectives, legal achievements and anti-racist education, the structure of the research and the survey of theses and dissertations. Then two sections of theoretical foundation. The second section addresses Afro Brazilian Literature in the Brazilian educational system, based on the analysis of official and guiding documents. The third section deals with Afro-Brazilian Literature, its contexts and general characteristics. The fourth section addresses the methodological path of the research: from the paths taken to the results and presentation of the proposed educational product, called Pedagogical Guide: Afro-Brazilian Literature and the memories of the Quilombola Community Jamary dos Pretos. The fifth section presents an analysis of the inclusion of Afro-Brazilian Literature in CFQ Raimundo Sousa and Jamary's literary memories. The sixth section deals with final considerations. This study was based on the main bibliographic references: Duarte (2008, 2011), Carneiro (2005, 2011, 2018) Gomes (2012, 2017), Kilomba (2008, 2016), Munanga (2005, 1995), Silva (2015), Hooks (2017), normative and guiding documents that define the insertion and applicability of Law 10.639/2003 and the themes linked to this research, among others. This research is qualitative, instrumental, applied and used the case study approach. As data collection instruments we used semi-structured interviews, questionnaires, systematic observation and for data analysis we adopted content analysis. Through this study, it was possible to identify the need and importance of inserting the Pedagogical Guide for CFQ Raimundo Sousa, as an instrument for the implementation of Law 10.639/2003. This result was identified from the lack of Continuing Education and teaching materials that address Afro-Brazilian Literature in the Quilombola Training Center by alternating Raimundo Sousa. In addition to contributing to the recording of the stories (memories) of the Jamary dos Pretos quilombola community and to the construction of an anti-racist education.
Keywords: Lei 10.639/2003
Mulheres quilombolas
Memórias literárias quilombolas
Jamary dos Pretos - MA - terra quilombola
Terra quilombola Jamary dos Pretos - MA
Comunidade Quilombola Jamary dos Pretos - Turiaçu - MA
Escrita quilombola feminina
Mulheres quilombolas na ciência
Autoria quilombola feminina
Escritos quilombolas
Literatura afro-brasileira
Estudo de caso
Quilombo Jamary dos Pretos - Turiaçu - MA
Educação antirracista
Ensino de literatura afro-brasileira
Universidade Federal do Maranhão - Dissertação
Law 10.639/2003
Quilombola Women
Quilombola Literary Memoirs
Jamary dos Pretos - MA - Quilombola Land
Jamary dos Pretos Quilombola Land - MA
Jamary dos Pretos Quilombola Community - Turiaçu - MA
Female Quilombola Writing
Quilombola Women in Science
Female Quilombola Authorship
Quilombola Writings
Afro-Brazilian Literature
Case Study
Jamary dos Pretos Quilombo - Turiaçu - MA
Anti-Racist Education
Teaching Afro-Brazilian Literature
Federal University of Maranhão - Dissertation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42618
Appears in Collections:4 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENIMEYRE DE MELO CAVALCANTI - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 4 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfEnimeyre de Melo Cavalcanti - Dissertação Nordeste UFMA 4 PPG Educação 202313.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.