
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
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Ao longo dos tempos, os recursos hídricos mostraram-se essenciais para a vida, para o desenvolvimento das sociedades e, consequentemente, para um mundo que se deseja equilibrado e sustentável. Mas as alterações climáticas, as secas daí decorrentes e uma intensificação da exploração de recursos fizeram emergir uma insuficiência estrutural que só tem vindo a acentuar-se. Na Península Ibérica a precipitação diminuiu cerca de 15% nas duas últimas décadas, prevendo-se que, até mais do século XXI, venha ainda a diminuir entre 10% a 25% (APA,2024).
Ao longo das últimas décadas, cultura e sustentabilidade tornaram-se tópicos que constantemente surgem articulados. O mais das vezes, no entanto, tem servido para assinalar o facto de serem conceitos altamente disputados, espúrios e escorregadios, difíceis de definir, mas para os quais não se encontram bons substitutos. Em qualquer dos casos, metaforicamente, de cada vez que se lança a rede em direção a estas categorias não se sabe ao certo o que trará.
Este artigo examina as soluções técnicas mais relevantes para enfrentar a crise hídrica na Espanha, desde as transferências tradicionais de água até a dessalinização e o reuso de águas residuais, bem como o uso de infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza. Também analisa a importância da governança e do financiamento para garantir a implementação bem-sucedida dessas soluções.
Esta dissertação se constitui uma reflexão acerca do papel da afro-religiosidade na educação como um tema capaz de repensar a noção de sujeito, educação e cultura nos espaços institucionais de ensino, promovendo o debate das diferenças étnico-raciais voltado a professores da educação básica, tendo como sujeitos desta pesquisa alunos da Turma de Especialização "Políticas de Igualdade Racial na Escola 3 III Turma do Curso Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia: implementação da Lei 10.639/03", promovida pela Universidade Federal do Pará 3 UFPA, a partir do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos 3 GEAAM em parceria Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação 3 GESCED, nos anos de 2015 a 2016 . O lócus da pesquisa se deu no pólo de Castanhal. A pesquisa se desenvolveu a part...
As discussões acerca da diversidade cultural agregam para a sociedade contemporânea uma nova realidade que, por conseguinte, impõem para escola outras responsabilidades. O reconhecimento do ambiente escolar como espaço de convivência e do diálogo harmônico entre grupos sociais de origens culturais diferentes tencionam o currículo para incorporar a noção de pluralidade. Nesse sentido, está posto para a escola o desafio de criar um novo caminho de formação que contemple o acervo de valores e conhecimentos pertencentes a grupos que comumente são negligenciados e silenciados no currículo escolar tradicional. Esta dissertação está dedicada a tematizar a dança do Marabaixo como conteúdo de ensino da Educação Física. O Marabaixo é a maior manifestação cultural de matriz africana que es...
As notícias relacionadas ao clima extremo no mundo tem sido frequen- tes, mesmo os países mais ricos do mundo não conseguem controlar incêndios ge- neralizados – que estão queimando até o Ártico. Inundações mortais na Alemanha e na Bélgica em julho de 2021 destruíram completamente edifícios e carros, e mais de 1.000 pessoas continuam desaparecidas. Centenas morreram em enchentes na China. O noroeste dos Estados Unidos, conhecido por seu clima frio, atingiu mais de 38°C por vários dias. E o Ártico perdeu uma área de gelo marinho equivalente ao tamanho da Flórida entre junho e meados de julho de 2021. Essas mudanças estão acontecendo com um aquecimento médio de ape- nas 1,1°C em relação aos níveis pré-industriais. O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre...
Os antagonistas de vitamina K são fármacos utilizados na terapêutica com o intuito de promover a anticoagulação. Esses agentes terapêuticos são utilizados em diversas doenças, como a fibrilação atrial, trombose venosa profunda e substituição de valvas cardíacas, tendo como objetivo diminuir a atividade de coagulação nessas condições clínicas. Entretanto, esses medicamentos são considerados como fármacos de alta vigilância, pois possuem uma janela terapêutica estreita, sendo necessária a monitorização dos usuários desses agentes terapêuticos por meio da Razão Normalizada Internacional (RNI), podendo o profissional farmacêutico, através de preceitos filosóficos do Cuidado farmacêutico, impactar de forma positiva na monitorizaçãodessesindivíduos.Portanto,oobjetivodapresentepesquisafoiavali...
[...] a pegada hídrica é uma metodologia para medir o quantitativo de água doce conforme os seus múltiplos usos na produção de bens e serviços, em todas as etapas da cadeia produtiva, bem como a água resultante da poluição produzida. Vale dizer que a “pegada de água” (water footprint) pode ser aferida na água doce consumida diretamente pelos seres vivos (pessoas, animais, ora) e naquela utilizada nas cadeias produtivas (agropecuárias e industriais). Diante do exposto, advoga-se no sentido de que é preciso examinar a possibilidade de inserir no rol de instrumentos de gestão das águas, os conceitos de água virtual e de pegada hídrica. AFINAL, SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA, TAMPOUCO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO!
A crise hídrica no Brasil, especialmente no Nordeste, é um problema estrutural que exige uma abordagem multifacetada para ser solucionado. A escassez de água na região semiárida é exacerbada por fatores climáticos e históricos, resultando em uma gestão inadequada dos recursos naturais e humanos disponíveis. Neste contexto, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é uma solução estratégica para mitigar os efeitos da seca, ao mesmo tempo em que funciona como catalisador para melhorias na gestão de recursos hídricos.
Este trabalho apresenta uma nova estrutura absorvedora do tipo absorve/transmite, inspirada na geometria da planta Oxalis tetraphylla. O absorvedor é constituído por uma metassuperfície de meio efetivo combinada com uma Superfície Seletiva em Frequência (FSS) do tipo patch, que substitui o plano de terra tradicional utilizado em projetos de metassuperfícies absorvedoras. A primeira fase do projeto inclui o desenvolvimento de uma FSS projetada para operar em 1,6 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz, cujos resultados experimentais indicam frequências de ressonância em 1,62 GHz, 2,47 GHz e 3,43 GHz. A FSS demonstra independência de polarização, estabilidade angular para incidências de até 30° e bandas de frequência espaçadas, com razões de frequência de 1,52 e 1,39, ambas inferiores a 2....
A pesquisa intitulada "A Realidade das Classes Multisseriadas em uma Escola da Comunidade Quilombola na Modalidade Remota no Município de Barreirinha, Amazonas, Brasil" (2021- 2022), foi realizada ao abrigo do PPGE/ UFAM Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, curso de mestrado/apoio CAPES. Foi desenvolvida no contexto da escola da comunidade Boa Fé, localizada no Distrito Quilombola do rio Andirá, localidade pertencente ao Município de Barreirinha no Amazonas, a 330 Km de Manaus. Realizamos pesquisa in lócus, anteriormente ao momento pandêmico, porém, considerando as restrições de isolamento social e da crise sanitária internacional da COVID 19, recorremos a pesquisa bibliográfica por meio de materiais já publicados, no banco de dados da Biblioteca Digit...
A presente dissertação teve como objetivo analisar como foram tecidas as trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da Universidade Federal do Acre/Campus Rio Branco e de que modo organizavam e abordavam discussões sobre gênero e raça nos seus Currículos Lattes. A temática surgiu devido às invisibilidades no que se referia à presença de mulheres negras atuando como professoras universitárias, bem como à significativa ausência de representatividades concernentes ao protagonismo dessas mulheres, e ao interesse em saber em quais cursos de Licenciatura estavam e como abordavam discussões de gênero e raça em suas produções. Na revisão de literatura, o que foi constatado era a presença de mulheres negras atuando de forma frequente em espaços de subalternid...

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