Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42646
Title: Os multiletramentos nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática com a série os Simpsons.
Other Titles: Multiliteracies in English classes: a didactic proposal with the Simpsons series.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Lívia Layanne de Paiva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Habilidades linguísticas;Aulas de língua inglesa;Os Simpsons – seriado;English language teaching;Language skills;English language classes;The Simpsons – TV series
Issue Date: 16-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Lívia Layanne de Paiva. Os multiletramentos nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática com a série os Simpson. 2025. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de seriados, especificamente Os Simpsons, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da língua a partir da perspectiva dos multiletramentos. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se nos estudos de Cope e Kalantzis (2000) sobre os multiletramentos, bem como em teorias sobre ensino de línguas, cultura e mídias. Parte-se da compreensão de que o contato com materiais culturalmente ricos, como episódios de Os Simpsons, pode despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa, crítica e contextualizada. Como produto da pesquisa, propõe-se uma sequência didática que explora aspectos linguísticos, culturais e visuais da série, com o intuito de desenvolver competências comunicativas e ampliar o repertório sociocultural dos estudantes. O estudo também discute o papel do professor como mediador no uso pedagógico de mídias na sala de aula de inglês, valorizando práticas inclusivas e conectadas com a realidade dos alunos.
Abstract: This paper aims to investigate how the use of TV shows, specifically The Simpsons, can contribute to English language teaching and learning through the lens of multiliteracies. This qualitative and bibliographic research is based on Cope and Kalantzis’s (2000) multiliteracies framework, as well as on theories of language teaching, culture, and media. It is grounded in the understanding that exposure to culturally rich materials, such as episodes of The Simpsons, can engage students and promote more meaningful, critical, and contextualized learning. As a result of this research, a didactic sequence is proposed, focusing on linguistic, cultural, and visual aspects of the show in order to develop communicative competences and broaden students' sociocultural knowledge. The study also discusses the teacher’s role as a mediator in the pedagogical use of media in English classrooms, valuing inclusive practices and connections with students’ realities.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Habilidades linguísticas
Aulas de língua inglesa
Os Simpsons – seriado
English language teaching
Language skills
English language classes
The Simpsons – TV series
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42646
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA LAYANNE DE PAIVA BEZERRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2025.pdfLívia Layanne de Paiva Bezerra. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2025.794.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.