Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, L. L. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7817458643757774pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar como o uso de seriados, especificamente Os Simpsons, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da língua a partir da perspectiva dos multiletramentos. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se nos estudos de Cope e Kalantzis (2000) sobre os multiletramentos, bem como em teorias sobre ensino de línguas, cultura e mídias. Parte-se da compreensão de que o contato com materiais culturalmente ricos, como episódios de Os Simpsons, pode despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa, crítica e contextualizada. Como produto da pesquisa, propõe-se uma sequência didática que explora aspectos linguísticos, culturais e visuais da série, com o intuito de desenvolver competências comunicativas e ampliar o repertório sociocultural dos estudantes. O estudo também discute o papel do professor como mediador no uso pedagógico de mídias na sala de aula de inglês, valorizando práticas inclusivas e conectadas com a realidade dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleOs multiletramentos nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática com a série os Simpsons.pt_BR
dc.date.issued2025-05-16-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate how the use of TV shows, specifically The Simpsons, can contribute to English language teaching and learning through the lens of multiliteracies. This qualitative and bibliographic research is based on Cope and Kalantzis’s (2000) multiliteracies framework, as well as on theories of language teaching, culture, and media. It is grounded in the understanding that exposure to culturally rich materials, such as episodes of The Simpsons, can engage students and promote more meaningful, critical, and contextualized learning. As a result of this research, a didactic sequence is proposed, focusing on linguistic, cultural, and visual aspects of the show in order to develop communicative competences and broaden students' sociocultural knowledge. The study also discusses the teacher’s role as a mediator in the pedagogical use of media in English classrooms, valuing inclusive practices and connections with students’ realities.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42646-
dc.date.accessioned2025-07-31T13:38:39Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-07-31T13:38:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectHabilidades linguísticaspt_BR
dc.subjectAulas de língua inglesapt_BR
dc.subjectOs Simpsons – seriadopt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectLanguage skillspt_BR
dc.subjectEnglish language classespt_BR
dc.subjectThe Simpsons – TV seriespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Lívia Layanne de Paiva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultiliteracies in English classes: a didactic proposal with the Simpsons series.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Lívia Layanne de Paiva. Os multiletramentos nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática com a série os Simpson. 2025. 57f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA LAYANNE DE PAIVA BEZERRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2025.pdfLívia Layanne de Paiva Bezerra. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2025.794.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.