Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567
Title: | Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. |
???metadata.dc.creator???: | ROSA, Thaís Dias. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Israel Soares de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
Keywords: | Educação inclusiva - Ensino de História;Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade;Ensino de história;Adaptação curricular - Educação inclusiva;Didática - Atividades lúdicas;Inclusive Education - Teaching History;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;History teaching;Curricular adaptation - Inclusive education;Didactics - Playful activities |
Issue Date: | 13-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ROSA, Thaís Dias. Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo explora caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História, com foco em alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Discute-se a trajetória da inclusão educacional no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de adaptação curricular, e apresenta possibilidades didáticas para a promoção de um ensino de História significativo para discintes com TDAH.A partir de uma revisão dos marcos legais, e das analises de SEFFNER (2001); FREITAS (2004); ABDA (2004); SEFFNER (2001) e BITTENCOURT (2008) o texto propõe estratégias didáticas e metodologias que visam integrar os alunos com TDAH ao processo de aprendizagem, destacando o uso de atividades lúdicas, interativas e adaptadas. Além disso, são apresentadas sugestões para o uso de recursos visuais e a importância da formação continuada dos docentes para enfrentar os desafios da educação inclusiva. O artigo conclui que a inclusão efetiva depende tanto da adaptação de métodos pedagógicos quanto do suporte institucional e familiar. |
Keywords: | Educação inclusiva - Ensino de História Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade Ensino de história Adaptação curricular - Educação inclusiva Didática - Atividades lúdicas Inclusive Education - Teaching History Attention Deficit Hyperactivity Disorder History teaching Curricular adaptation - Inclusive education Didactics - Playful activities |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THAÍS DIAS ROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Thaís Dias Rosa. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 902.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.