Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567
Title: Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH.
???metadata.dc.creator???: ROSA, Thaís Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Ana Lunara da Silva.
Keywords: Educação inclusiva - Ensino de História;Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade;Ensino de história;Adaptação curricular - Educação inclusiva;Didática - Atividades lúdicas;Inclusive Education - Teaching History;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;History teaching;Curricular adaptation - Inclusive education;Didactics - Playful activities
Issue Date: 13-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROSA, Thaís Dias. Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo explora caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História, com foco em alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Discute-se a trajetória da inclusão educacional no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de adaptação curricular, e apresenta possibilidades didáticas para a promoção de um ensino de História significativo para discintes com TDAH.A partir de uma revisão dos marcos legais, e das analises de SEFFNER (2001); FREITAS (2004); ABDA (2004); SEFFNER (2001) e BITTENCOURT (2008) o texto propõe estratégias didáticas e metodologias que visam integrar os alunos com TDAH ao processo de aprendizagem, destacando o uso de atividades lúdicas, interativas e adaptadas. Além disso, são apresentadas sugestões para o uso de recursos visuais e a importância da formação continuada dos docentes para enfrentar os desafios da educação inclusiva. O artigo conclui que a inclusão efetiva depende tanto da adaptação de métodos pedagógicos quanto do suporte institucional e familiar.
Keywords: Educação inclusiva - Ensino de História
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
Ensino de história
Adaptação curricular - Educação inclusiva
Didática - Atividades lúdicas
Inclusive Education - Teaching History
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
History teaching
Curricular adaptation - Inclusive education
Didactics - Playful activities
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS DIAS ROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfThaís Dias Rosa. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 902.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.