Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ROSA, Thaís Dias | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5108976143995557. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Israel Soares de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, I. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MORAIS, Ana Lunara da Silva. | - |
dc.description.resumo | Este artigo explora caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História, com foco em alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Discute-se a trajetória da inclusão educacional no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de adaptação curricular, e apresenta possibilidades didáticas para a promoção de um ensino de História significativo para discintes com TDAH.A partir de uma revisão dos marcos legais, e das analises de SEFFNER (2001); FREITAS (2004); ABDA (2004); SEFFNER (2001) e BITTENCOURT (2008) o texto propõe estratégias didáticas e metodologias que visam integrar os alunos com TDAH ao processo de aprendizagem, destacando o uso de atividades lúdicas, interativas e adaptadas. Além disso, são apresentadas sugestões para o uso de recursos visuais e a importância da formação continuada dos docentes para enfrentar os desafios da educação inclusiva. O artigo conclui que a inclusão efetiva depende tanto da adaptação de métodos pedagógicos quanto do suporte institucional e familiar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T18:56:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23 | - |
dc.date.available | 2025-07-23T18:56:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Adaptação curricular - Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Didática - Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education - Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Curricular adaptation - Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Didactics - Playful activities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ROSA, Thaís Dias. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.identifier.citation | ROSA, Thaís Dias. Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THAÍS DIAS ROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Thaís Dias Rosa. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 902.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.