Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROSA, Thaís Diaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5108976143995557.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Ana Lunara da Silva.-
dc.description.resumoEste artigo explora caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História, com foco em alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Discute-se a trajetória da inclusão educacional no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de adaptação curricular, e apresenta possibilidades didáticas para a promoção de um ensino de História significativo para discintes com TDAH.A partir de uma revisão dos marcos legais, e das analises de SEFFNER (2001); FREITAS (2004); ABDA (2004); SEFFNER (2001) e BITTENCOURT (2008) o texto propõe estratégias didáticas e metodologias que visam integrar os alunos com TDAH ao processo de aprendizagem, destacando o uso de atividades lúdicas, interativas e adaptadas. Além disso, são apresentadas sugestões para o uso de recursos visuais e a importância da formação continuada dos docentes para enfrentar os desafios da educação inclusiva. O artigo conclui que a inclusão efetiva depende tanto da adaptação de métodos pedagógicos quanto do suporte institucional e familiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleCaminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH.pt_BR
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42567-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:56:42Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T18:56:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Ensino de Históriapt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAdaptação curricular - Educação inclusivapt_BR
dc.subjectDidática - Atividades lúdicaspt_BR
dc.subjectInclusive Education - Teaching Historypt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectCurricular adaptation - Inclusive educationpt_BR
dc.subjectDidactics - Playful activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROSA, Thaís Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationROSA, Thaís Dias. Caminhos para uma educação inclusiva no ensino de História: possibilidades didáticas para alunos com TDAH. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS DIAS ROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfThaís Dias Rosa. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 902.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.