Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42555
Title: Educação é a Base? Perspectivas docentes acerca do ensino de História a partir BNCC.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Maria Emyllen Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olimpio de.
Keywords: Ensino de História;Educação histórica;BNCC;Teoria da aprendizagem;Conhecimentos Históricos;Teaching History;Historical education;Learning theory;Historical Knowledge
Issue Date: 12-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Maria Emyllen Dantas. Educação é a base? Perspectivas docentes acerca do ensino de História a partir da BNCC. 2024. 21f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A investigação em Educação Histórica centra seus estudos nos processos de aprendizagens desenvolvidos no ambiente escolar, na medida em que esse se coloca enquanto espaço de desenvolvimento da consciência histórica em diferentes níveis. Muitos pesquisadores enfatizam a importância dessa análise sob a perspectiva da Educação Histórica para a teoria da aprendizagem, logo que, busca compreender o desenvolvimento das aprendizagens a nível do pensamento histórico dos jovens, crianças e professores. Pensando a BNCC e os professores de História como um caminho de investigação sobre os conhecimentos históricos construídos dentro das salas, este estudo tem como objetivo entender como professores pensam e articulam o ensino de História a partir das orientações estabelecidas pela Base. Metodologicamente, a investigação foi feita a partir da análise da BNCC, enquanto documento normativo para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, e do diálogo, através de entrevistas, com um grupo de professores da Rede Estadual de Ensino da cidade de Conceição, interior da Paraíba. Na medida em que contamos com as reflexões de autores como Barca (2001), Rusen (2010), Schmidt (2006) e Lee (2001) que refletem e discutem o ensino tendo como abordagem a Educação Histórica.
Abstract: Research in Historical Education focuses its studies on the learning processes developed in the school environment, as it serves as a space for developing historical consciousness at different levels. Many researchers emphasize the importance of this analysis from the perspective of Historical Education for learning theory, as it seeks to understand the development of learning at the level of historical thinking among young people, children, and teachers. Considering the BNCC and history teachers as a path of investigation into the historical knowledge constructed within classrooms, this study aims to understand how teachers think and articulate the teaching of history based on the guidelines established by the Base. Methodologically, the investigation was carried out through the analysis of the BNCC as a normative document for the teaching of history in the final years of elementary education and through dialogues, via interviews, with a group of teachers from the State Education Network in the city of Conceição, in the interior of Paraíba. We rely on the reflections of authors such as Barca (2001), Rusen (2010), Schmidt (2006), and Lee (2001), who reflect and discuss teaching with an approach to Historical Education.
Keywords: Ensino de História
Educação histórica
BNCC
Teoria da aprendizagem
Conhecimentos Históricos
Teaching History
Historical education
Learning theory
Historical Knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42555
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EMYLLEN DANTAS NEVES. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfMaria Emyllen Neves. Artigo em Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 551.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.