Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEVES, M. E. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9400144778237486pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234.pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olimpio de.-
dc.description.resumoA investigação em Educação Histórica centra seus estudos nos processos de aprendizagens desenvolvidos no ambiente escolar, na medida em que esse se coloca enquanto espaço de desenvolvimento da consciência histórica em diferentes níveis. Muitos pesquisadores enfatizam a importância dessa análise sob a perspectiva da Educação Histórica para a teoria da aprendizagem, logo que, busca compreender o desenvolvimento das aprendizagens a nível do pensamento histórico dos jovens, crianças e professores. Pensando a BNCC e os professores de História como um caminho de investigação sobre os conhecimentos históricos construídos dentro das salas, este estudo tem como objetivo entender como professores pensam e articulam o ensino de História a partir das orientações estabelecidas pela Base. Metodologicamente, a investigação foi feita a partir da análise da BNCC, enquanto documento normativo para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, e do diálogo, através de entrevistas, com um grupo de professores da Rede Estadual de Ensino da cidade de Conceição, interior da Paraíba. Na medida em que contamos com as reflexões de autores como Barca (2001), Rusen (2010), Schmidt (2006) e Lee (2001) que refletem e discutem o ensino tendo como abordagem a Educação Histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEducação é a Base? Perspectivas docentes acerca do ensino de História a partir BNCC.pt_BR
dc.date.issued2024-10-12-
dc.description.abstractResearch in Historical Education focuses its studies on the learning processes developed in the school environment, as it serves as a space for developing historical consciousness at different levels. Many researchers emphasize the importance of this analysis from the perspective of Historical Education for learning theory, as it seeks to understand the development of learning at the level of historical thinking among young people, children, and teachers. Considering the BNCC and history teachers as a path of investigation into the historical knowledge constructed within classrooms, this study aims to understand how teachers think and articulate the teaching of history based on the guidelines established by the Base. Methodologically, the investigation was carried out through the analysis of the BNCC as a normative document for the teaching of history in the final years of elementary education and through dialogues, via interviews, with a group of teachers from the State Education Network in the city of Conceição, in the interior of Paraíba. We rely on the reflections of authors such as Barca (2001), Rusen (2010), Schmidt (2006), and Lee (2001), who reflect and discuss teaching with an approach to Historical Education.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42555-
dc.date.accessioned2025-07-23T17:48:33Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2025-07-23T17:48:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentos Históricospt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistorical educationpt_BR
dc.subjectLearning theorypt_BR
dc.subjectHistorical Knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Maria Emyllen Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Maria Emyllen Dantas. Educação é a base? Perspectivas docentes acerca do ensino de História a partir da BNCC. 2024. 21f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EMYLLEN DANTAS NEVES. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfMaria Emyllen Neves. Artigo em Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 551.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.