Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES NETO, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782968513211681pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE , Simone Joaquim.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, S. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607657605015925pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Marcia De Morais.-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo central analisar criticamente o uso do filme A Princesa e o Sapo (2009) como ferramenta pedagógica para o ensino de história e educação antirracista, focando na construção histórica da imagem da pessoa negra em produções audiovisuais. Com a promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da história da África e dos africanos e da história e cultura indígena nos currículos escolares brasileiros, houve um avanço significativo no reconhecimento das contribuições histórico-culturais desses grupos. No entanto, apesar da existência dessas leis há mais de duas décadas, o racismo persiste, revelando a necessidade contínua de abordagens pedagógicas eficazes para combatê-lo. Neste contexto, o uso de novas metodologias e ferramentas educacionais é fundamental. As tecnologias digitais e os conteúdos audiovisuais, como as animações cinematográficas, oferecem novas oportunidades para o ensino de temas complexos como o racismo. Este trabalho adota uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo para examinar o filme A Princesa e o Sapo (2009) como ferramenta pedagógica no ensino de história. A análise crítica das representações de raça e cultura presentes na narrativa busca identificar e desconstruir estereótipos que podem influenciar a percepção dos alunos sobre a diversidade étnico-racial. A abordagem visa explorar como esse filme pode ser utilizado para promover uma discussão crítica sobre as representações da pessoa negra em produções audiovisuais e refletir sobre o papel do Ensino de História na formação de uma consciência histórica crítica e antirracista. Este estudo é fundamentado nas contribuições teóricas de Citolin (2017), Brasil (2004), Fernandes (1972) e Jakubaszko (2015), que oferecem uma base sólida para a discussão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEducação antirracista a partir da análise do filme A Princesa e o Sapo: contribuições para o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2024-08-13-
dc.description.abstractThis article aims to critically analyze the use of the film The Princess and the Frog (2009) as a pedagogical tool for teaching history and anti-racist education, focusing on the historical construction of the image of Black people in audiovisual productions. With the enactment of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which made it mandatory to teach the history of Africa, African people, and Indigenous history and culture in Brazilian school curricula, there has been significant progress in recognizing the historical and cultural contributions of these groups. However, despite the existence of these laws for over two decades, racism persists, revealing the ongoing need for effective pedagogical approaches to combat it. In this context, the use of new educational methodologies and tools is essential. Digital technologies and audiovisual content, such as animated films, provide new opportunities to teach complex topics like racism. This study adopts a qualitative approach, using content analysis to examine the film The Princess and the Frog (2009) as a pedagogical tool in history teaching. The critical analysis of race and cultural representations in the narrative seeks to identify and deconstruct stereotypes that may influence students' perceptions of ethnic and racial diversity. The approach aims to explore how this film can be used to promote a critical discussion about the representation of Black people in audiovisual productions and to reflect on the role of History Education in developing a critical and anti-racist historical consciousness. This study is grounded in the theoretical contributions of Citolin (2017), Brasil (2004), Fernandes (1972), and Jakubaszko (2015), providing a solid foundation for the discussion.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42519-
dc.date.accessioned2025-07-21T19:14:24Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T19:14:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectFilme - A Princesa e o Sapo - Análisept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectRace relationspt_BR
dc.subjectMovie - The Princess and the Frog - Analysispt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNETO, Manoel Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist education based on the analysis of the film The Princess and the Frog: contributions to history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationALVES NETO, Manoel. Educação antirracista a partir da análise do filme A Princesa e o Sapo: contribuições para o ensino de História. 2024. 26f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL ALVES NETO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfManoel Alves Neto. Artigo em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 459.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.