Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946
Title: O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado.
Other Titles: The genre charges in the textbook of the 8th grade of elementary school: a contextualized teaching proposal.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Jailton Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
Keywords: Gêneros textuais;Livro didático;Charge;Ensino de Língua Portuguesa;Habilidades Linguísticas;Textual genres;Textbook;Cartoon;Portuguese Language Teaching;Language Skills
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Jailton Gomes. O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente em presença das constantes discussões sobre gêneros textuais e a inclusão dos mesmos no currículo escolar, o ensino tem focado no fundamento dos diversos tipos de textos, sejam eles orais ou escritos, não mais se enfatiza apenas nos ensinos tradicionais da gramática. Sendo assim, o objetivo é desenvolver as competências e habilidades linguísticas nos alunos e não somente torná-los um depositário de regras vazias. Em relação a isso esse trabalho visa analisar como se dá a abordagem do gênero charge no ensino de língua portuguesa, gênero este que se faz presente no nosso dia a dia. A coleção analisada é Diálogo em Gênero de Eliana Santos Beltrão – Tereza Gordilho, a mesma é composta por quatro livros que vai do 6° ao 9°. No entanto é utilizado o do 8° ano. O livro possui uma parte que mostra a charges na parte da orientação didática. Para tanto foram usados alguns teóricos que tratam do assunto como: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), entre outros. Esta pesquisa fez-se relevante para refletir a propósito da importância da charge, de modo a destacar suas propriedades, explanando assim sua função social, bem como discutir seu uso em sala de aula uma vez que ela desperta criticidade e permite que os alunos desenvolvam enquanto falante a sua opinião atual em relação à sociedade.
Abstract: Teaching in particular the disciplines of secondary education and the dissemination of these are not school, nor high school, nor high school, nor texts of topics, nor are they done or not, only in grammar teaching. As such, the increase is increasing and attention is focused on the qualifiers and it does not become just a deposit of empty rules. "Regarding this article will be different as a gender approach." The translation will be published in the journal Diálogo in spirit of Eliana Santos Beltrão - Tereza Gordilho, is also composed of four books that will make 6 ° to 9 °. However, the 8th grade will be used. The book has a part that shows the collections in the part of the didactic orientation. For some, some theorists who deal with the subject were used: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), among others. This research has made it relevant to reflect on the importance of the load in a way to differentiate its functions by explaining how is its social function as well as its use of a series of tasks since it is desperate for criticism and allows countries to develop their current opinion about society as a speaker.
Keywords: Gêneros textuais
Livro didático
Charge
Ensino de Língua Portuguesa
Habilidades Linguísticas
Textual genres
Textbook
Cartoon
Portuguese Language Teaching
Language Skills
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAILTON GOMES NUNES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfJailton Gomes Nunes. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.912.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.