Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, J. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6840727417571153pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/483951953914458pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.description.resumoAtualmente em presença das constantes discussões sobre gêneros textuais e a inclusão dos mesmos no currículo escolar, o ensino tem focado no fundamento dos diversos tipos de textos, sejam eles orais ou escritos, não mais se enfatiza apenas nos ensinos tradicionais da gramática. Sendo assim, o objetivo é desenvolver as competências e habilidades linguísticas nos alunos e não somente torná-los um depositário de regras vazias. Em relação a isso esse trabalho visa analisar como se dá a abordagem do gênero charge no ensino de língua portuguesa, gênero este que se faz presente no nosso dia a dia. A coleção analisada é Diálogo em Gênero de Eliana Santos Beltrão – Tereza Gordilho, a mesma é composta por quatro livros que vai do 6° ao 9°. No entanto é utilizado o do 8° ano. O livro possui uma parte que mostra a charges na parte da orientação didática. Para tanto foram usados alguns teóricos que tratam do assunto como: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), entre outros. Esta pesquisa fez-se relevante para refletir a propósito da importância da charge, de modo a destacar suas propriedades, explanando assim sua função social, bem como discutir seu uso em sala de aula uma vez que ela desperta criticidade e permite que os alunos desenvolvam enquanto falante a sua opinião atual em relação à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado.pt_BR
dc.date.issued2019-07-03
dc.description.abstractTeaching in particular the disciplines of secondary education and the dissemination of these are not school, nor high school, nor high school, nor texts of topics, nor are they done or not, only in grammar teaching. As such, the increase is increasing and attention is focused on the qualifiers and it does not become just a deposit of empty rules. "Regarding this article will be different as a gender approach." The translation will be published in the journal Diálogo in spirit of Eliana Santos Beltrão - Tereza Gordilho, is also composed of four books that will make 6 ° to 9 °. However, the 8th grade will be used. The book has a part that shows the collections in the part of the didactic orientation. For some, some theorists who deal with the subject were used: Bakhtin, (2003) Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2005), among others. This research has made it relevant to reflect on the importance of the load in a way to differentiate its functions by explaining how is its social function as well as its use of a series of tasks since it is desperate for criticism and allows countries to develop their current opinion about society as a speaker.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8946
dc.date.accessioned2019-11-07T13:39:48Z
dc.date.available2019-11-07
dc.date.available2019-11-07T13:39:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectHabilidades Linguísticaspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectCartoonpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.subjectLanguage Skillspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Jailton Gomes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe genre charges in the textbook of the 8th grade of elementary school: a contextualized teaching proposal.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Jailton Gomes. O gênero charge no livro didático do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de ensino contextualizado. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAILTON GOMES NUNES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfJailton Gomes Nunes. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.912.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.