Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42643
Title: | A música no desenvolvimento de habilidades linguísticas em língua inglesa: uma proposta didática na perspectiva dos multiletramentos. |
Other Titles: | Music in the development of linguistic skills in English: a didactic proposal from the perspective of multiliteracies. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Anna Clara Rocha da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Fabione Gomes da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BRAGA, Elinaldo Menezes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de. |
Keywords: | Ensino de língua inglesa;Gênero textual - música;Pedagogia dos multiletramentos;Música - habilidade linguística;“Anti-Hero “ – canção;Prática pedagógica - ensino de inglês;English language teaching;Textual genre - music;Pedagogy of multiliteracies;Music - language skill;“Anti-Hero” – song;Pedagogical practice - teaching English |
Issue Date: | 16-May-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Anna Clara Rocha da. A música no desenvolvimento de habilidades linguísticas em língua inglesa: uma proposta didática na perspectiva dos multiletramentos. 2025. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa, fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos e no uso da música como ferramenta pedagógica. A sequência didática, elaborada a partir da canção “Anti-Hero”, da artista Taylor Swift, é estruturada em três aulas que contemplam de forma integrada as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. O referencial teórico se baseia em autores como Cope e Kalantzis (2000, 2015), Rojo (2012), Libâneo (2008) e Nicolau (1997), com destaque para o potencial da música como gênero textual multimodal e como elemento capaz de promover o engajamento e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A proposta visa aproximar o ensino da realidade dos alunos, valorizando seus repertórios socioculturais e utilizando recursos que dialogam com o universo juvenil. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com base em experiências da autora durante o PIBID e estágio supervisionado. Os resultados esperados incluem a ampliação da participação discente, o fortalecimento do vínculo com o conteúdo e a construção de uma aprendizagem mais significativa, crítica e contextualizada. Este trabalho busca, assim, contribuir com o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras e com a formação de professores de língua inglesa sensíveis aos desafios contemporâneos da educação. |
Abstract: | This undergraduate thesis aims to present a didactic proposal for English Language teaching, based on the Pedagogy of Multiliteracies and the use of music as a pedagogical tool. The didactic sequence, built around the song “Anti-Hero” by Taylor Swift, is organized into three lessons designed to integrate the four language skills: listening, speaking, reading, and writing. The theoretical framework includes authors such as Cope and Kalantzis (2000, 2015), Rojo (2012), Libâneo (2008), and Nicolau (1997), highlighting music’s potential as a multimodal textual genre and as a resource for fostering student engagement and critical thinking. The proposal seeks to bring teaching closer to students’ realities, valuing their sociocultural repertoires and using elements that resonate with youth culture. The methodology adopted is qualitative and exploratory in nature, grounded in the author's experiences during PIBID and supervised teaching practice. The expected outcomes include increased student participation, greater connection with the content, and the construction of more meaningful, critical, and contextualized learning. This work aims to contribute to the discussion on innovative pedagogical practices and to the training of English language teachers who are responsive to the contemporary challenges of education. |
Keywords: | Ensino de língua inglesa Gênero textual - música Pedagogia dos multiletramentos Música - habilidade linguística “Anti-Hero “ – canção Prática pedagógica - ensino de inglês English language teaching Textual genre - music Pedagogy of multiliteracies Music - language skill “Anti-Hero” – song Pedagogical practice - teaching English |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letra - Língua Inglesa. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42643 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANNA CLARA ROCHA DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2025.pdf | Anna Clara Rocha da Silva. Monografia Letras Língua Portuguesa. CFP 2025. | 839.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.