Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250016402753670pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa, fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos e no uso da música como ferramenta pedagógica. A sequência didática, elaborada a partir da canção “Anti-Hero”, da artista Taylor Swift, é estruturada em três aulas que contemplam de forma integrada as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. O referencial teórico se baseia em autores como Cope e Kalantzis (2000, 2015), Rojo (2012), Libâneo (2008) e Nicolau (1997), com destaque para o potencial da música como gênero textual multimodal e como elemento capaz de promover o engajamento e o desenvolvimento crítico dos estudantes. A proposta visa aproximar o ensino da realidade dos alunos, valorizando seus repertórios socioculturais e utilizando recursos que dialogam com o universo juvenil. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com base em experiências da autora durante o PIBID e estágio supervisionado. Os resultados esperados incluem a ampliação da participação discente, o fortalecimento do vínculo com o conteúdo e a construção de uma aprendizagem mais significativa, crítica e contextualizada. Este trabalho busca, assim, contribuir com o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras e com a formação de professores de língua inglesa sensíveis aos desafios contemporâneos da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetra - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleA música no desenvolvimento de habilidades linguísticas em língua inglesa: uma proposta didática na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.date.issued2025-05-16-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to present a didactic proposal for English Language teaching, based on the Pedagogy of Multiliteracies and the use of music as a pedagogical tool. The didactic sequence, built around the song “Anti-Hero” by Taylor Swift, is organized into three lessons designed to integrate the four language skills: listening, speaking, reading, and writing. The theoretical framework includes authors such as Cope and Kalantzis (2000, 2015), Rojo (2012), Libâneo (2008), and Nicolau (1997), highlighting music’s potential as a multimodal textual genre and as a resource for fostering student engagement and critical thinking. The proposal seeks to bring teaching closer to students’ realities, valuing their sociocultural repertoires and using elements that resonate with youth culture. The methodology adopted is qualitative and exploratory in nature, grounded in the author's experiences during PIBID and supervised teaching practice. The expected outcomes include increased student participation, greater connection with the content, and the construction of more meaningful, critical, and contextualized learning. This work aims to contribute to the discussion on innovative pedagogical practices and to the training of English language teachers who are responsive to the contemporary challenges of education.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42643-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:54:18Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-07-31T12:54:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectGênero textual - músicapt_BR
dc.subjectPedagogia dos multiletramentospt_BR
dc.subjectMúsica - habilidade linguísticapt_BR
dc.subject“Anti-Hero “ – cançãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - ensino de inglêspt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectTextual genre - musicpt_BR
dc.subjectPedagogy of multiliteraciespt_BR
dc.subjectMusic - language skillpt_BR
dc.subject“Anti-Hero” – songpt_BR
dc.subjectPedagogical practice - teaching Englishpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anna Clara Rocha da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic in the development of linguistic skills in English: a didactic proposal from the perspective of multiliteracies.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anna Clara Rocha da. A música no desenvolvimento de habilidades linguísticas em língua inglesa: uma proposta didática na perspectiva dos multiletramentos. 2025. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA CLARA ROCHA DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2025.pdfAnna Clara Rocha da Silva. Monografia Letras Língua Portuguesa. CFP 2025.839.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.