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https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583
Title: | Educação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB. |
Other Titles: | Quilombola school education: challenges and possibilities for strengthening Quilombola identity in Pombal - PB. |
???metadata.dc.creator???: | RUFINO, Francimario Sales. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NETO, Francisco Firmino Sales. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Israel Soares de. |
Keywords: | Educação escolar quilombola;Educação - Pombal - Município - Paraíba;Educação - Relações étnicos raciais;Lei 10.639/03;Quilombola school education;Education - Pombal - Municipality - Paraíba;Education - Ethnic and racial relations;Law 10.639/03 |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RUFINO, Francimario Sales. Educação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB. 2024. 30f. Monografia (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo consiste em analisar a importância da Educação Escolar Quilombola, na cidade de Pombal, interior da Paraíba, sobretudo, para o fortalecimento da identidade quilombola local, a partir da Escola Estadual Amélia Maria da luz. A pesquisa se efetiva entre os anos de 2022 a 2023, período que foi implementado a matriz quilombola e a mudança no currículo escolar, por meio da lei 10.639/03, vislumbrando a valorização e o reconhecimento da história e cultura negra na cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscaram-se referências bibliográficas que versam sobre a temática, tais como: Munanga (2015), Gonçalves e Silva (2000) Hall (2000), Gomes (2012) e outros pensadores. Considerando-se o método da pesquisa qualitativa, além de análise de documentos, legislação nacional acerca da implementação da educação quilombola, bem como, dos documentos educacionais produzidos na referida escola, foi possível observar a contribuição da mesma para o campo educacional, por apresentar elementos que caminham e corroboram na luta ao enfrentamento e superação do racismo e desigualdade social, contribuindo para o fortalecimento da identidade quilombola na cidade. |
Keywords: | Educação escolar quilombola Educação - Pombal - Município - Paraíba Educação - Relações étnicos raciais Lei 10.639/03 Quilombola school education Education - Pombal - Municipality - Paraíba Education - Ethnic and racial relations Law 10.639/03 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Monografias |
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FRANCIMARIO SALES RUFINO. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Francimario Sales Rufino. Monografia Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 547.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
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