Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRUFINO, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021076132531253pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1NETO, Francisco Firmino Sales.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Israel Soares de.-
dc.description.resumoO presente estudo consiste em analisar a importância da Educação Escolar Quilombola, na cidade de Pombal, interior da Paraíba, sobretudo, para o fortalecimento da identidade quilombola local, a partir da Escola Estadual Amélia Maria da luz. A pesquisa se efetiva entre os anos de 2022 a 2023, período que foi implementado a matriz quilombola e a mudança no currículo escolar, por meio da lei 10.639/03, vislumbrando a valorização e o reconhecimento da história e cultura negra na cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscaram-se referências bibliográficas que versam sobre a temática, tais como: Munanga (2015), Gonçalves e Silva (2000) Hall (2000), Gomes (2012) e outros pensadores. Considerando-se o método da pesquisa qualitativa, além de análise de documentos, legislação nacional acerca da implementação da educação quilombola, bem como, dos documentos educacionais produzidos na referida escola, foi possível observar a contribuição da mesma para o campo educacional, por apresentar elementos que caminham e corroboram na luta ao enfrentamento e superação do racismo e desigualdade social, contribuindo para o fortalecimento da identidade quilombola na cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEducação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583-
dc.date.accessioned2025-07-24T18:49:56Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-07-24T18:49:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação - Pombal - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação - Relações étnicos raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectQuilombola school education-
dc.subjectEducation - Pombal - Municipality - Paraíba-
dc.subjectEducation - Ethnic and racial relations-
dc.subjectLaw 10.639/03-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRUFINO, Francimario Sales.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education: challenges and possibilities for strengthening Quilombola identity in Pombal - PB.pt_BR
dc.identifier.citationRUFINO, Francimario Sales. Educação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB. 2024. 30f. Monografia (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIMARIO SALES RUFINO. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfFrancimario Sales Rufino. Monografia Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024.547.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.