Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RUFINO, F. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5021076132531253 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTANA, Rosemere Olímpio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTANA, Rosemere O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NETO, Francisco Firmino Sales. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Israel Soares de. | - |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em analisar a importância da Educação Escolar Quilombola, na cidade de Pombal, interior da Paraíba, sobretudo, para o fortalecimento da identidade quilombola local, a partir da Escola Estadual Amélia Maria da luz. A pesquisa se efetiva entre os anos de 2022 a 2023, período que foi implementado a matriz quilombola e a mudança no currículo escolar, por meio da lei 10.639/03, vislumbrando a valorização e o reconhecimento da história e cultura negra na cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscaram-se referências bibliográficas que versam sobre a temática, tais como: Munanga (2015), Gonçalves e Silva (2000) Hall (2000), Gomes (2012) e outros pensadores. Considerando-se o método da pesquisa qualitativa, além de análise de documentos, legislação nacional acerca da implementação da educação quilombola, bem como, dos documentos educacionais produzidos na referida escola, foi possível observar a contribuição da mesma para o campo educacional, por apresentar elementos que caminham e corroboram na luta ao enfrentamento e superação do racismo e desigualdade social, contribuindo para o fortalecimento da identidade quilombola na cidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Educação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42583 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T18:49:56Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24 | - |
dc.date.available | 2025-07-24T18:49:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Educação - Pombal - Município - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Educação - Relações étnicos raciais | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Quilombola school education | - |
dc.subject | Education - Pombal - Municipality - Paraíba | - |
dc.subject | Education - Ethnic and racial relations | - |
dc.subject | Law 10.639/03 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RUFINO, Francimario Sales. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Quilombola school education: challenges and possibilities for strengthening Quilombola identity in Pombal - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RUFINO, Francimario Sales. Educação escolar Quilombola: desafios e possibilidades para o fortalecimento da identidade Quilombola em Pombal - PB. 2024. 30f. Monografia (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCIMARIO SALES RUFINO. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Francimario Sales Rufino. Monografia Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 547.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.