Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLACERDA, L. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543599488820772pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1NETO, Francisco Firmino Sales.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Israel Soares de.-
dc.description.resumoVivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o “outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o “outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua vez estenderam aos cursos de licenciatura o compromisso de contribuir com o debate étnico-racial. É aqui que situamos o nosso trabalho, na realização do debate étnico-racial no ensino superior. Por meio do estudo de dados coletados no Projeto Político do Curso de História do Centro de Formação de Professores (CFP) e levantados a partir de uma pesquisa realizada com graduandos do referido curso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o debate étnico-racial no processo formativo do professor de História graduado no CFP entre os anos de 2019 e 2024.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleSeres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024).pt_BR
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387-
dc.date.accessioned2025-07-04T18:12:57Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T18:12:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente em Históriapt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectDebate étnico - Racialpt_BR
dc.subjectMovimento negro – Olhar discentept_BR
dc.subjectCentro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectTeacher training in Historypt_BR
dc.subjectHigher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectEthnic - Racial Debatept_BR
dc.subjectBlack movement – ​​Student perspectivept_BR
dc.subjectTeacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Larissa Daniele Monteiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlural beings and knowledge: the ethnic-racial debate and teacher training in History at the Teacher Training Center (2019-2024).pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA , Larissa Daniele Monteiro . Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). 2024. 33f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA DANIELE MONTEIRO LACERDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfLarissa Daniele Monteiro Lacerda. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024.856.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.