Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41571
Title: | Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024). |
Other Titles: | Social pedagogy practices: conceptions of elderly women in the long-term care institution Luca Zorn - Cajazeiras (2024). |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Maria Aparecida de Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Débia Suenia da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Rozilene Lopes de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Pedagogia Social;Instituição de Longa Permanência - Cajazeiras - Paraíba;Idosos institucionalizados;Luca Zorn - Instituição de Longa Permanência;Social Pedagogy;Long-Term Care Institution - Cajazeiras - Paraíba;Institutionalized elderly;Luca Zorn - Long-Term Care Institution |
Issue Date: | 14-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Maria Aparecida de Lima. Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024). 2024.71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho que possui como tema As práticas da Pedagogia Social: Concepções de Idosas da Instituição de Longa Permanência Luca Zorn, é uma temática necessária para o contexto social, mediante o papel importante que esta exerce, pois possui um olhar atento e voltado em especial aos indivíduos que mais precisam de suas práticas. Partindo disto, a pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de Longa Permanência Luca Zorn. Teoricamente, parte da revisão da literatura sobre a temática em destaque. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratória e abordagem qualitativa. Utilizou-se para coleta de dados a entrevista estruturada e a observação não participante bem como o Diário de Campo. Os resultados, apontam contribuições pertinentes da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de longa permanência Luca Zorn. Outrossim, que as ações dessa Pedagogia no interior da instituição colaboram para o processo adaptativo das idosas residentes, quando proporciona o desenvolvimento motor e cognitivo, a imaginação e criatividade. Também, possibilitou identificar que a Pedagogia Social, eleva a qualidade de vida, contribui para o bem-estar, melhora a sua saúde, inclusive a mental e aperfeiçoa as interações sociais das idosas. Conclui-se, que a Pedagogia Social em meio a Instituição Luca Zorn é necessária, pois suas ações práticas, corroboram significativamente para o desenvolvimento das diversas áreas que compõem a pessoa idosa desde as suas interações a evolução da sua saúde. |
Abstract: | This research, entitled "The Practices of Social Pedagogy: Conceptions of Elderly Women at the Luca Zorn Long-Term Care Institution," addresses a crucial topic in the social context, given the significant role that social pedagogy plays in providing focused attention to those most in need of its practices. The objective of this study was to understand the contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long-Term Care Institution. Theoretically, the research is grounded in a review of the literature on the subject. It is a field research with an exploratory character and a qualitative approach. Structured interviews, non- participant observation, and a field diary were used for data collection. The results indicate relevant contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long- Term Care Institution. Furthermore, the actions of this pedagogy within the institution contribute to the adaptive process of the resident elderly women by promoting motor and cognitive development, imagination, and creativity. It was also possible to identify that social pedagogy elevates the quality of life, contributes to well-being, improves mental and physical health, and enhances social interactions among the elderly women. It is concluded that social pedagogy within the Luca Zorn Institution is necessary, as its practical actions significantly contribute to the development of the various areas that comprise the elderly person, from their interactions to the evolution of their health. |
Keywords: | Pedagogia Social Instituição de Longa Permanência - Cajazeiras - Paraíba Idosos institucionalizados Luca Zorn - Instituição de Longa Permanência Social Pedagogy Long-Term Care Institution - Cajazeiras - Paraíba Institutionalized elderly Luca Zorn - Long-Term Care Institution |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41571 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA APARECIDA DE LIMA SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf | Maria Aparecida de Lima Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2024 | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.