Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, M. A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551799012813390pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suenia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoO presente trabalho que possui como tema As práticas da Pedagogia Social: Concepções de Idosas da Instituição de Longa Permanência Luca Zorn, é uma temática necessária para o contexto social, mediante o papel importante que esta exerce, pois possui um olhar atento e voltado em especial aos indivíduos que mais precisam de suas práticas. Partindo disto, a pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de Longa Permanência Luca Zorn. Teoricamente, parte da revisão da literatura sobre a temática em destaque. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratória e abordagem qualitativa. Utilizou-se para coleta de dados a entrevista estruturada e a observação não participante bem como o Diário de Campo. Os resultados, apontam contribuições pertinentes da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de longa permanência Luca Zorn. Outrossim, que as ações dessa Pedagogia no interior da instituição colaboram para o processo adaptativo das idosas residentes, quando proporciona o desenvolvimento motor e cognitivo, a imaginação e criatividade. Também, possibilitou identificar que a Pedagogia Social, eleva a qualidade de vida, contribui para o bem-estar, melhora a sua saúde, inclusive a mental e aperfeiçoa as interações sociais das idosas. Conclui-se, que a Pedagogia Social em meio a Instituição Luca Zorn é necessária, pois suas ações práticas, corroboram significativamente para o desenvolvimento das diversas áreas que compõem a pessoa idosa desde as suas interações a evolução da sua saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024).pt_BR
dc.date.issued2024-11-14-
dc.description.abstractThis research, entitled "The Practices of Social Pedagogy: Conceptions of Elderly Women at the Luca Zorn Long-Term Care Institution," addresses a crucial topic in the social context, given the significant role that social pedagogy plays in providing focused attention to those most in need of its practices. The objective of this study was to understand the contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long-Term Care Institution. Theoretically, the research is grounded in a review of the literature on the subject. It is a field research with an exploratory character and a qualitative approach. Structured interviews, non- participant observation, and a field diary were used for data collection. The results indicate relevant contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long- Term Care Institution. Furthermore, the actions of this pedagogy within the institution contribute to the adaptive process of the resident elderly women by promoting motor and cognitive development, imagination, and creativity. It was also possible to identify that social pedagogy elevates the quality of life, contributes to well-being, improves mental and physical health, and enhances social interactions among the elderly women. It is concluded that social pedagogy within the Luca Zorn Institution is necessary, as its practical actions significantly contribute to the development of the various areas that comprise the elderly person, from their interactions to the evolution of their health.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41571-
dc.date.accessioned2025-04-10T13:54:05Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-04-10T13:54:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia Socialpt_BR
dc.subjectInstituição de Longa Permanência - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectIdosos institucionalizadospt_BR
dc.subjectLuca Zorn - Instituição de Longa Permanênciapt_BR
dc.subjectSocial Pedagogypt_BR
dc.subjectLong-Term Care Institution - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectInstitutionalized elderlypt_BR
dc.subjectLuca Zorn - Long-Term Care Institutionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Aparecida de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial pedagogy practices: conceptions of elderly women in the long-term care institution Luca Zorn - Cajazeiras (2024).pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Aparecida de Lima. Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024). 2024.71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA DE LIMA SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfMaria Aparecida de Lima Souza. Monografia Pedagogia. CFP 20241.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.