Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527
Title: A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB.
Other Titles: The teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student at an Early Childhood Education Institution in Bonito de Santa Fé - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vanessa Vitoria Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suenia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Educação inclusiva;Professora - deficiente auditiva;Aluno surdo;Educação infantil - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíba;Inclusive education;Teacher - hearing impaired;Deaf student;Early childhood education - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíba
Issue Date: 13-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Vanessa Vitoria Alves da. A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia tem por objetivo analisar como se dá a prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma instituição educacional de ensino infantil em Bonito de Santa Fé - PB, visto que é uma temática atual no contexto social, cultural e educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa básica, referente a um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com natureza observacional e procedimentos técnicos da pesquisa de campo. Este estudo está embasado nas reflexões coletadas das plataformas Google Acadêmico e Scielo, no que tange ao conteúdo da Educação Inclusiva, sua historicidade e legislações, Educação Infantil, formação de professores, o fazer-se pesquisador etc. Metodologicamente, o estudo está dividido em três etapas, que consistem na revisão da literatura dos estudos acadêmicos que fundamentam a temática, na entrevista com a docente da criança surda e na observação em campo, registrada no Diário de Campo. Os dados analisados comprovam uma educação com pouco caráter inclusivo, visto que há a falta de formação docente na área da educação inclusiva. O planejamento, os métodos, as atividades propostas e a comunicação entre a professora deficiente auditiva e o aluno surdo são constituídos de uma concepção limitada do que se refere à Educação Inclusiva. É imprescindível que haja a relação entre a sala de aula comum e a sala de Atendimento Educacional Especializado, o que não é uma realidade durante a prática docente da professora em questão.
Abstract: This monograph aims to analyze the teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student from an early childhood education institution in Bonito de Santa Fé - PB, since this is a current topic in the Brazilian social, cultural and educational context. This is a basic research, referring to a case study, with a qualitative approach, with an observational nature and technical procedures of field research. This study is based on reflections collected from the Google Scholar and Scielo platforms, regarding the content of Inclusive Education, its history and legislation, Early Childhood Education, teacher training, becoming a researcher, etc. Methodologically, the study is divided into three stages, which consist of a literature review of academic studies that support the topic, an interview with the teacher of the deaf child and field observation, recorded in the Field Diary. The data analyzed prove an education with little inclusive character, since there is a lack of teacher training in the area of inclusive education. The planning, methods, proposed activities and communication between the hearing impaired teacher and the deaf student are based on a limited conception of what refers to Inclusive Education. It is essential that there be a relationship between the regular classroom and the Specialized Educational Assistance room, which is not a reality during the teaching practice of the teacher in question.
Keywords: Educação inclusiva
Professora - deficiente auditiva
Aluno surdo
Educação infantil - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíba
Inclusive education
Teacher - hearing impaired
Deaf student
Early childhood education - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA VITORIA ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfVanessa Vitoria Alves da Silva. Monografia Pedagogia CFP 2024.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.