Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, V. V. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079743076790945pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suenia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. Spt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoA presente monografia tem por objetivo analisar como se dá a prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma instituição educacional de ensino infantil em Bonito de Santa Fé - PB, visto que é uma temática atual no contexto social, cultural e educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa básica, referente a um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com natureza observacional e procedimentos técnicos da pesquisa de campo. Este estudo está embasado nas reflexões coletadas das plataformas Google Acadêmico e Scielo, no que tange ao conteúdo da Educação Inclusiva, sua historicidade e legislações, Educação Infantil, formação de professores, o fazer-se pesquisador etc. Metodologicamente, o estudo está dividido em três etapas, que consistem na revisão da literatura dos estudos acadêmicos que fundamentam a temática, na entrevista com a docente da criança surda e na observação em campo, registrada no Diário de Campo. Os dados analisados comprovam uma educação com pouco caráter inclusivo, visto que há a falta de formação docente na área da educação inclusiva. O planejamento, os métodos, as atividades propostas e a comunicação entre a professora deficiente auditiva e o aluno surdo são constituídos de uma concepção limitada do que se refere à Educação Inclusiva. É imprescindível que haja a relação entre a sala de aula comum e a sala de Atendimento Educacional Especializado, o que não é uma realidade durante a prática docente da professora em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-13-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student from an early childhood education institution in Bonito de Santa Fé - PB, since this is a current topic in the Brazilian social, cultural and educational context. This is a basic research, referring to a case study, with a qualitative approach, with an observational nature and technical procedures of field research. This study is based on reflections collected from the Google Scholar and Scielo platforms, regarding the content of Inclusive Education, its history and legislation, Early Childhood Education, teacher training, becoming a researcher, etc. Methodologically, the study is divided into three stages, which consist of a literature review of academic studies that support the topic, an interview with the teacher of the deaf child and field observation, recorded in the Field Diary. The data analyzed prove an education with little inclusive character, since there is a lack of teacher training in the area of inclusive education. The planning, methods, proposed activities and communication between the hearing impaired teacher and the deaf student are based on a limited conception of what refers to Inclusive Education. It is essential that there be a relationship between the regular classroom and the Specialized Educational Assistance room, which is not a reality during the teaching practice of the teacher in question.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527-
dc.date.accessioned2025-04-07T16:41:29Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-07T16:41:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessora - deficiente auditivapt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEducação infantil - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher - hearing impairedpt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vanessa Vitoria Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student at an Early Childhood Education Institution in Bonito de Santa Fé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Vitoria Alves da. A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA VITORIA ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfVanessa Vitoria Alves da Silva. Monografia Pedagogia CFP 2024.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.