Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483
Title: | A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. |
Other Titles: | The importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills. |
???metadata.dc.creator???: | LIRA, Vanesa Cristina Nascimento. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA , Zildene Francisca. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Educação infantil;Afetividade - processo ensino - aprendizagem;Habilidades socioemocionais;Relação família-escola;Desenvolvimento infantil;Early childhood education;Affection - teaching-learning process;Socio-emotional skills;Family-school relationship;Child development |
Issue Date: | 12-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Vanesa Cristina Nascimento. A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta monografia justifica-se na intenção de explorar a importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças da Educação Infantil. Deste modo, a problemática motivadora foi: Qual a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e como as boas interações impactam no cotidiano escolar de crianças, na perspectiva docente? No objetivo geral: Evidenciar a importância da afetividade para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nos objetivos específicos: refletir como a compreensão do conceito afetividade pode interferir no processo de ensino-aprendizagem infantil; analisar como a afetividade pode desenvolver habilidades socioemocionais e sua importância para a convivência social; destacar as diferentes habilidades socioemocionais vividas por crianças, a partir das boas interações em sala de aula, a partir do olhar docente. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que reuniu diferentes perspectivas teóricas acerca da afetividade e suas contribuições no processo educativo. Além disso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 04 (quatro) educadoras da área da Educação Infantil que compartilham suas concepções e compreensões sobre afetividade, relação família-escola e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de suas experiências e práticas pedagógicas relacionadas à afetividade. Os dados foram analisados, a partir da análise de conteúdo na modalidade temática, cujo resultados apontaram que as relações afetivas no âmbito escolar não apenas favorecem para um ambiente acolhedor, seguro e mais propicio à aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como: empatia, regulação emocional e resiliência. Concluímos que a afetividade é um aspecto fundamental no desenvolvimento infantil e deve ser valorizada para promover uma aprendizagem significativa e desenvolvimento integral da criança de forma saudável. |
Abstract: | This monograph is justified by the intention of exploring the importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills in children in Early Childhood Education. Thus, the motivating problem was: What is the importance of affection in the teaching-learning process and how do good interactions impact children's daily school life, from the teacher's perspective? The general objective: To highlight the importance of affection for the development of socio-emotional skills. The specific objectives: to reflect on how understanding the concept of affection can interfere in the children's teaching-learning process; to analyze how affection can develop socio-emotional skills and its importance for social coexistence; to highlight the different socio-emotional skills experienced by children, based on good interactions in the classroom, from the teacher's perspective. We conducted a bibliographical research that brought together different theoretical perspectives on affection and its contributions to the educational process. In addition, we conducted a semi-structured interview with 04 (four) educators in the area of Early Childhood Education who shared their conceptions and understandings about affection, family-school relationships and the development of socio-emotional skills, through their experiences and pedagogical practices related to affection. The data were analyzed based on thematic content analysis, the results of which indicated that affective relationships in the school environment not only favor a welcoming, safe and more conducive environment for learning, but also contribute to the development of socio-emotional skills, such as empathy, emotional regulation and resilience. We concluded that affection is a fundamental aspect of child development and should be valued to promote meaningful learning and the child's integral development in a healthy way. |
Keywords: | Educação infantil Afetividade - processo ensino - aprendizagem Habilidades socioemocionais Relação família-escola Desenvolvimento infantil Early childhood education Affection - teaching-learning process Socio-emotional skills Family-school relationship Child development |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANESA CRISTINA NASCIMENTO LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf | Vanesa Cristina Nascimento Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2024. | 716.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.