Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, V. C. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844738044860727pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA , Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoEsta monografia justifica-se na intenção de explorar a importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças da Educação Infantil. Deste modo, a problemática motivadora foi: Qual a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e como as boas interações impactam no cotidiano escolar de crianças, na perspectiva docente? No objetivo geral: Evidenciar a importância da afetividade para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nos objetivos específicos: refletir como a compreensão do conceito afetividade pode interferir no processo de ensino-aprendizagem infantil; analisar como a afetividade pode desenvolver habilidades socioemocionais e sua importância para a convivência social; destacar as diferentes habilidades socioemocionais vividas por crianças, a partir das boas interações em sala de aula, a partir do olhar docente. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que reuniu diferentes perspectivas teóricas acerca da afetividade e suas contribuições no processo educativo. Além disso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 04 (quatro) educadoras da área da Educação Infantil que compartilham suas concepções e compreensões sobre afetividade, relação família-escola e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de suas experiências e práticas pedagógicas relacionadas à afetividade. Os dados foram analisados, a partir da análise de conteúdo na modalidade temática, cujo resultados apontaram que as relações afetivas no âmbito escolar não apenas favorecem para um ambiente acolhedor, seguro e mais propicio à aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como: empatia, regulação emocional e resiliência. Concluímos que a afetividade é um aspecto fundamental no desenvolvimento infantil e deve ser valorizada para promover uma aprendizagem significativa e desenvolvimento integral da criança de forma saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.pt_BR
dc.date.issued2024-11-12-
dc.description.abstractThis monograph is justified by the intention of exploring the importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills in children in Early Childhood Education. Thus, the motivating problem was: What is the importance of affection in the teaching-learning process and how do good interactions impact children's daily school life, from the teacher's perspective? The general objective: To highlight the importance of affection for the development of socio-emotional skills. The specific objectives: to reflect on how understanding the concept of affection can interfere in the children's teaching-learning process; to analyze how affection can develop socio-emotional skills and its importance for social coexistence; to highlight the different socio-emotional skills experienced by children, based on good interactions in the classroom, from the teacher's perspective. We conducted a bibliographical research that brought together different theoretical perspectives on affection and its contributions to the educational process. In addition, we conducted a semi-structured interview with 04 (four) educators in the area of Early Childhood Education who shared their conceptions and understandings about affection, family-school relationships and the development of socio-emotional skills, through their experiences and pedagogical practices related to affection. The data were analyzed based on thematic content analysis, the results of which indicated that affective relationships in the school environment not only favor a welcoming, safe and more conducive environment for learning, but also contribute to the development of socio-emotional skills, such as empathy, emotional regulation and resilience. We concluded that affection is a fundamental aspect of child development and should be valued to promote meaningful learning and the child's integral development in a healthy way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483-
dc.date.accessioned2025-04-04T13:11:42Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-04T13:11:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAfetividade - processo ensino - aprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectAffection - teaching-learning processpt_BR
dc.subjectSocio-emotional skillspt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Vanesa Cristina Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Vanesa Cristina Nascimento. A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESA CRISTINA NASCIMENTO LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfVanesa Cristina Nascimento Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2024.716.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.