Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2BERNARDINO, Aline Abrantes.-
dc.description.resumoA fim de perceber a importância da música dentro e fora do contexto escolar e suas diversas contribuições para o avanço cognitivo, socioafetivo e psicomotor da criança, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da música para o desenvolvimento infantil. Para tanto, é necessário conhecer a música e seus benefícios para a formação das crianças na etapa da Educação Infantil, assim como as contribuições da musicalização no contexto escolar, identificando-a como um instrumento de desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor. Realizamos, então, uma pesquisa de campo de natureza exploratória e dialética, com o embasamento teórico da revisão de literatura, assumindo uma abordagem qualitativa. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas com 3 docentes da rede municipal de Icó-CE. O resultado da pesquisa, evidencia que os professores reconhecem a música como um importante instrumento de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e que a sua atuação traz benefícios e contribuições para os alunos da Educação Infantil. Apesar do reconhecimento, ficou evidente que existem algumas lacunas oriundas da ausência de formação curricular específica com relação a música, o que limita o repertório dos docentes sobre as diferentes possibilidades do ensino musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA música como instrumento de desenvolvimento na infância: uma análise a partir do olhar docente.pt_BR
dc.date.issued2024-11-21-
dc.description.abstractTo understand the importance of music both inside and outside the school context, as well as its various contributions to children's cognitive, socio-affective, and psychomotor development, this study aims to comprehend the significance of music for child development. To achieve this, it is necessary to explore music and its benefits for children's education during the Early Childhood Education stage, as well as the contributions of musical education within the school context, recognizing it as an instrument for cognitive, socio-affective, and psychomotor development. Therefore, we conducted an exploratory and dialectical field research, supported by a literature review, adopting a qualitative approach. For data collection, we used semi-structured interviews with open-ended questions, conducted with three teachers from the municipal education system of Icó, Ceará, Brazil. The research results show that the teachers acknowledge music as an important tool for children's learning and development. Their involvement with music benefits and contributes to Early Childhood Education students. Despite this recognition, it became evident that there are gaps due to the lack of specific curricular training related to music, which limits the teachers' repertoire on the various possibilities of musical teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41479-
dc.date.accessioned2025-04-04T12:12:31Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-04T12:12:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsica - instrumento de aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor - educação infantilpt_BR
dc.subjectMusicalização – contexto escolarpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMusic - learning toolpt_BR
dc.subjectTeacher - early childhood educationpt_BR
dc.subjectMusicalization – school contextpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOTA, Rosana Lino de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as an instrument of development in childhood: an analysis from the teaching perspective.pt_BR
dc.identifier.citationMOTA, Rosana Lino de Oliveira. A música como instrumento de desenvolvimento na infância: uma análise a partir do olhar docente. 2024. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANA LINO DE OLIVEIRA MOTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfRosana Lino de Oliveira Mota. Monografia Pedagogia. CFP 2024.907.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.