Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41292
Title: | Estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional em São João do Peixe - PB. PB. |
Other Titles: | Didactic-methodological strategies in remote teaching of chemistry in the prison system in São João do Peixe - PB. |
???metadata.dc.creator???: | AMADOR, Raiany Braga. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Everton Vieira da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRAGA, Francisco Carneiro. |
Keywords: | Química - Ensino;Regime especial de ensino;Privação de liberdade;Sistema prisional;COVID-19;Pandemia;Ensino remoto;Chemistry - Teaching;Special teaching regime;Deprivation of liberty;Prison system;Pandemic;Remote teaching |
Issue Date: | 15-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AMADOR, Raiany Braga. Estratégias didático-metodológicas no ensino de química do sistema prisional em São João do Rio do Peixe - PB. 2021. 34f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Após a suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia da COVID-19, efetivou-se a educação na modalidade remota para população em privação de liberdade por meio do regime especial de ensino. A corrente escrita objetiva entender as estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional. A pesquisa foi fundamentada e estruturada através de questionamentos reflexivos, objetivos e subjetivos, dirigidos aos alunos da E. E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna na Cadeia Pública da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, em duas etapas, primeiramente sobre a categoria presencial de ensino e posteriormente a modalidade remota adotada para os detentos. As informações apresentaram uma preferência por experiências visuais no ensino, destacando um ponto positivo para as aulas presenciais e negativo para a modalidade remota. Sobre outras possibilidades para a docência, os estudantes apontam que diante da situação atual, o ensino em regime especial destaca-se como única forma possível nas unidades, ressaltando a insatisfação na aprendizagem, entre outras análises. Reflexões sobre atividades educacionais viáveis para estudo da química foram apontadas. A vivência no cárcere tem suas implicações no desenvolvimento dos indivíduos, havendo um único caminho para a ressocialização, a educação que encoraja, acolhe e liberta. |
Abstract: | After the suspension of face to face classes due to the pandemic of COVID-19, education in the e-learning modality for the population in prison through the special education regime was put into effect. The current writing aims to understand the didactic-methodological strategies in the remote teaching of chemistry in the prison system. The research was grounded and structured through reflective, objective and subjective questioning, directed to the students of the E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna in the Public Prison of the city of São João do Rio do Peixe-PB, in two stages, firstly about the classroom category of teaching and later the remote modality adopted for the inmates. The information presented a preference for visual experiences in teaching, highlighting a positive point for face-to-face classes and negative for the remote modality. About other possibilities for teaching, the students point out that facing the current situation, teaching in special regime stands out as the only possible way in the units, highlighting the dissatisfaction in learning, among other analyses. Reflections on feasible educational activities for the study of chemistry were pointed out. The experience in prison has its implications on the development of individuals, and there is only one path to resocialization, the education that encourages, welcomes and frees. |
Keywords: | Química - Ensino Regime especial de ensino Privação de liberdade Sistema prisional COVID-19 Pandemia Ensino remoto Chemistry - Teaching Special teaching regime Deprivation of liberty Prison system Pandemic Remote teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Química. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41292 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAIANY BRAGA AMADOR. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdf | Raiany Braga Amador. Monografia Química. CFP 2021. | 480.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.