Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMADOR, R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006984929727065pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.-
dc.contributor.referee2BRAGA, Francisco Carneiro.-
dc.description.resumoApós a suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia da COVID-19, efetivou-se a educação na modalidade remota para população em privação de liberdade por meio do regime especial de ensino. A corrente escrita objetiva entender as estratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional. A pesquisa foi fundamentada e estruturada através de questionamentos reflexivos, objetivos e subjetivos, dirigidos aos alunos da E. E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna na Cadeia Pública da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, em duas etapas, primeiramente sobre a categoria presencial de ensino e posteriormente a modalidade remota adotada para os detentos. As informações apresentaram uma preferência por experiências visuais no ensino, destacando um ponto positivo para as aulas presenciais e negativo para a modalidade remota. Sobre outras possibilidades para a docência, os estudantes apontam que diante da situação atual, o ensino em regime especial destaca-se como única forma possível nas unidades, ressaltando a insatisfação na aprendizagem, entre outras análises. Reflexões sobre atividades educacionais viáveis para estudo da química foram apontadas. A vivência no cárcere tem suas implicações no desenvolvimento dos indivíduos, havendo um único caminho para a ressocialização, a educação que encoraja, acolhe e liberta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleEstratégias didático-metodológicas no ensino remoto de química do sistema prisional em São João do Peixe - PB. PB.pt_BR
dc.date.issued2021-10-15-
dc.description.abstractAfter the suspension of face to face classes due to the pandemic of COVID-19, education in the e-learning modality for the population in prison through the special education regime was put into effect. The current writing aims to understand the didactic-methodological strategies in the remote teaching of chemistry in the prison system. The research was grounded and structured through reflective, objective and subjective questioning, directed to the students of the E. E. F. M. Ariano Vilar Suassuna in the Public Prison of the city of São João do Rio do Peixe-PB, in two stages, firstly about the classroom category of teaching and later the remote modality adopted for the inmates. The information presented a preference for visual experiences in teaching, highlighting a positive point for face-to-face classes and negative for the remote modality. About other possibilities for teaching, the students point out that facing the current situation, teaching in special regime stands out as the only possible way in the units, highlighting the dissatisfaction in learning, among other analyses. Reflections on feasible educational activities for the study of chemistry were pointed out. The experience in prison has its implications on the development of individuals, and there is only one path to resocialization, the education that encourages, welcomes and frees.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41292-
dc.date.accessioned2025-03-25T13:44:27Z-
dc.date.available2025-03-25-
dc.date.available2025-03-25T13:44:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectRegime especial de ensinopt_BR
dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectChemistry - Teachingpt_BR
dc.subjectSpecial teaching regimept_BR
dc.subjectDeprivation of libertypt_BR
dc.subjectPrison systempt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMADOR, Raiany Braga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic-methodological strategies in remote teaching of chemistry in the prison system in São João do Peixe - PB.pt_BR
dc.identifier.citationAMADOR, Raiany Braga. Estratégias didático-metodológicas no ensino de química do sistema prisional em São João do Rio do Peixe - PB. 2021. 34f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIANY BRAGA AMADOR. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdfRaiany Braga Amador. Monografia Química. CFP 2021.480.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.