CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - CFP
Community home page
Recent Submissions
“As feiticeiras do sertão”: das artes de cura e das vivências das rezadeiras no município de Cajazeiras - PB na contemporaneidade.
“Eu queria conhecer uma bruxa”: um olhar sobre as relações de gênero do Regimento Aéreo Feminino Russo 588 (1942-1945).
Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó.
Entre as vivências e sensibilidades de professores(as) em formação: narrativas de si nos diários de estágio.
“Muito mais humano será pensar no sofrimento do pobre”: as faces da subalternidade no romance “A Barragem”, de Ignez Mariz (1937).
“Até mesmo após a minha morte, eu não serei capaz de esquecer”: as “mulheres de conforto” Sul-Coreanas entre os martelos da colonialidade, dos revisionismos e negocionismos históricos (1990-2010).
Futebol, paixão e resistência: as redes sociais e o racismo contra jogadores brasileiros (2018 – 2024).
O moderno transfigurado de antigo: uma análise da recepção e dos usos da antiguidade Grega pela contemporaneidade a partir da obra literária Percy Jackson.
“A jurema é raiz”: as ciências da Jurema Sagrada como parte das identidades locais de Cajazeiras – PB (segunda metade do Século XX)
Conceição Maculada: história, memória e identidade em trânsito nas experiências migratórias (1982-2010).
“A filha do seu filho": história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990).
Alomorfias do cristianismo primitivo: do decesso de Jesus ao concílio de Éfeso (séc. I a V D C).
A luta feminina por um espaço: a desvalorização da mulher na Vaquejada nordestina na contemporaneidade.
Entre a memória e o esquecimento: os campos de concentração no Ceará durante as secas de 1915 e 1932.
As operações simbólicas: o consumo da fé nas artes do fazer da Comunidade Mosaico (2014-2024).
O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021).
Mulher, mãe e graduanda: lugar de representação no CFP Campus de Cajazeiras – PB.
Outros cristãos: História da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Serra Grande – PB (1978-2015).
Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História.
A história do Mercado Central de Sousa e as contribuições que ele trouxe para a economia da cidade de Sousa.