Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40503
Title: | O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). |
Other Titles: | The education pact with the third sector: the creation of Integral Citizen Schools in the State of Paraíba based on public-proven partnerships with the Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) and the Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Kaliene Batista. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BELTRAME, Matheus Maria. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BASTOS, Raquel Leão de. |
Keywords: | Ensino integral - Paraíba;Escola cidadã - parceria pública - privada;Instituto de Corresponsabilidade pela Educação;Educação -Paraíba- Brasil;Ensino médio - Programa de Educação Integral - Paraíba - Brasil;Full-time education - Paraíba;Citizen school - public - private partnership;Institute of Co-responsibility for Education;Education -Paraíba- Brazil;High school - Comprehensive Education Program - Paraíba - Brazil |
Issue Date: | 19-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Kaliene Batista. O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho busca analisar o pacto do governo do Estado da Paraíba com o Terceiro Setor, organizações empresariais da sociedade civil, para a formulação do Programa de Educação Integral para o Ensino Médio em um contexto de reforma gerencial, entre (2015-2021). A pesquisa, ao demonstrar a mobilização do Terceiro Setor no âmbito da educação desta Unidade Federativa do Brasil, se debruça sobre as atuações de duas instituições: o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG), representantes do chamado Terceiro Setor, atuantes na criação do Programa de Educação Integral (2018). A investigação priorizou a análise do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE-PB), do ICE e do ISG, disponível em seus sites oficiais. A monografia conclui que o modelo pedagógico de Escola Cidadã Integral (ECI) e Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT), orienta a maioria dos projetos de ampliação da jornada escolar a partir da década de 1990 e resultou de uma intensa atividade produzida por uma organização do capital financeiro, por meio das parcerias públicas e privadas, responsáveis por difundir uma concepção voltada para uma gestão empresarial na educação que direciona uma formação para o mercado de trabalho. |
Abstract: | This work seeks to analyze the pact between the government of the State of Paraíba and the Third Sector, civil society business organizations, for the formulation of the Comprehensive Education Program for High School in Paraíba in a context of management reform, between (2015-2021). The research, by demonstrating the mobilization of the Third Sector within the scope of education in Paraíba, focuses on the actions of two institutions: the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) and the Sonho Grande Institute (ISG), representatives of the so-called Third Sector, active in the creation of the Integral Education Program (2018). The investigation prioritized the analysis of material produced by the Department of Education of the State of Paraíba (SEE-PB), ICE and ISG, available on their official websites. The monograph concludes that the pedagogical model of Escola Cidadã Integral (ECI) and Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT), guides the majority of projects to expand the school day in Paraíba from the 1990´s onwards and resulted from an intense activity produced by an organization with ties to financial capital, through public and private partnerships, responsible for disseminating a concept focused on business management in education that directs training to the job market. |
Keywords: | Ensino integral - Paraíba Escola cidadã - parceria pública - privada Instituto de Corresponsabilidade pela Educação Educação -Paraíba- Brasil Ensino médio - Programa de Educação Integral - Paraíba - Brasil Full-time education - Paraíba Citizen school - public - private partnership Institute of Co-responsibility for Education Education -Paraíba- Brazil High school - Comprehensive Education Program - Paraíba - Brazil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40503 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KALIENE BATISTA FERREIRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdf | Kaliene Batista Ferreira. Monografia História. CFP 2024. | 792.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.