Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40573
Title: “A filha do seu filho: história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990).
Other Titles: “Your son’s daughter: history, memory and forgetfulness of teacher Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990).
???metadata.dc.creator???: PEREIRA , Raurislandia dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS NETA, Olívia Morais de.
Keywords: Crisantina Monteiro Dias – Educadora -1945 -1990;Escrita (auto) biografia;Memória de professores;Professor - Barro - Município - Ceará;Atuação docente;Writing (auto) biography;Teachers' memory;Teacher - Clay - Municipality - Ceará;Teaching activity
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Raurislandia dos Santos. “A filha do seu filho: história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990). 150f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: As pesquisas (auto)biográficas no campo da educação, seja em histórias de vida ou narrativas de formação, buscam compreender aspectos ligados à docência, tais como a formação e a identidade profissional, por meio das memórias dos sujeitos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo central analisar os livros autobiográficos Memórias de uma Professora (2010) e Fragmentos de uma História (2013), de autoria de Crisantina Monteiro Dias, para compreender a trajetória e as vivências dessa professora na cidade de Barro, estado do Ceará. A partir dessas memórias, buscamos investigar seu trabalho como educadora, durante os anos de 1945 a 1990, além de problematizar o silenciamento de sua participação política, como vereadora eleita em 1967, durante o período da ditadura militar. Como fontes da pesquisa, além dos livros, utilizamos a cronologia de sua trajetória, o Livro de Atas da Câmara Municipal de 1966 a 1973, o resultado das eleições de 1966, fotografias da época e, por fim, cartas trocadas pela professora com ex-alunos e amigos. Trabalhamos com a metodologia da pesquisa (auto)biográfica, com as contribuições de Abrahão (2003; 2009) e Moita (1995). A fundamentação teórica se pauta nos estudos de Passeggi; Souza e Vicentini (2011) e Nóvoa (2014), bem como as discussões sobre biografia, autobiografia e escrita de si, a partir de Arfuch (2010), Lejeune (2008), Foucault (2006) e Gomes (2004); nos estudos de gênero e da educação das mulheres com Scott (1995), Perrot (2007), Louro (2020), Rago (1995) e Lerner (2019); e as discussões sobre memória e esquecimento com Albuquerque Júnior (1994), Halbwachs (1990), Catroga (2001), Gomes (1996), Ricoeur (2007) e Pollak (1989). Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a historiografia da região e que, por meio das reflexões, discussões e diálogos promovidos nesta monografia, possam surgir novas perspectivas e visões acerca da vida da professora Crisantina Monteiro Dias.
Abstract: (Auto)biographical research in the field of education, whether in life stories or narratives of training, seeks to understand aspects related to teaching, such as training and professional identity, through the subjects' memories. In view of this, this research has as its main objective to analyze the autobiographical books Memórias de uma Professora (2010) and Fragmentos de uma História (2013), written by Crisantina Monteiro Dias, to understand the trajectory and experiences of this teacher in the city of Barro, state of Ceará. Based on these memories, we seek to investigate her work as an educator, from 1945 to 1990, in addition to problematizing the silencing of her political participation, as a councilwoman elected in 1967, during the period of the military dictatorship. As sources for the research, in addition to the books, we used the chronology of her career, the Book of Minutes of the City Council from 1966 to 1973, the results of the 1966 elections, photographs from the time and, finally, letters exchanged by the teacher with former students and friends. We worked with the methodology of (auto)biographical research, with the contributions of Abrahão (2003; 2009) and Moita (1995). The theoretical foundation is based on the studies of Passeggi; Souza and Vicentini (2011) and Nóvoa (2014), as well as discussions on biography, autobiography and self-writing, based on Arfuch (2010), Lejeune (2008), Foucault (2006) and Gomes (2004); in gender studies and women's education with Scott (1995), Perrot (2007), Louro (2020), Rago (1995) and Lerner (2019); and discussions on memory and forgetting with Albuquerque Júnior (1994), Halbwachs (1990), Catroga (2001), Gomes (1996), Ricoeur (2007) and Pollak (1989). It is hoped that this research can contribute to the historiography of the region and that, through the reflections, discussions and dialogues promoted in this monograph, new perspectives and visions about the life of teacher Crisantina Monteiro Dias may emerge.
Keywords: Crisantina Monteiro Dias – Educadora -1945 -1990
Escrita (auto) biografia
Memória de professores
Professor - Barro - Município - Ceará
Atuação docente
Writing (auto) biography
Teachers' memory
Teacher - Clay - Municipality - Ceará
Teaching activity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40573
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAURISLANDIA DOS SANTOS PEREIRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdfRaurislandia dos Santos Pereira. Monografia História. CFP 2024.2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.