Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40766
Title: Os gêneros multimodais letras de músicas e trechos de filmes nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência da Residência Pedagógica.
Other Titles: Multimodal genres song lyrics and film excerpts in English language classes: an experience report from the Pedagogical Residency.
???metadata.dc.creator???: LINS, Mirelly Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
Keywords: Língua inglesa – ensino e aprendizagem;Gêneros textuais multimodais;Programa de Residência Pedagógica - experiências;Letras- Língua Inglesa - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores.;Ensino Superior - Cajazeiras - Município – Paraíba;Recursos pedagógicos - aulas de língua inglesa;English language – teaching and learning;Multimodal textual genres;Pedagogical Residency Program - experience;Letters - English Language - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center.;Higher Education - Cajazeiras - Municipality – Paraíba;Pedagogical resources - English language classes
Issue Date: 22-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LINS, Mirelly Pereira. Os gêneros multimodais letras de músicas e trechos de filmes nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência da Residência Pedagógica. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) emergiu como a grande potencial mundial, seus feitos militares durante a guerra fez com ele alcançasse um novo patamar econômico e político e, consequentemente, ter impacto direto na cultura e na sociedade; tornando assim o inglês, a língua franca. Em um mundo globalizado e tecnológico, a língua inglesa tornou-se cada vez mais recorrente no dia a dia, começou-se a realizar empréstimos linguísticos e assim essa língua começou a fazer parte do cotidiano; no mais, a indústria do entretenimento dos EUA continuava a crescer, e com o avanço da internet, músicas e filmes em inglês tornaram-se cada vez mais comuns e populares, principalmente entre os jovens. Sendo assim, este trabalho busca compreender o ensino e aprendizado de Língua Inglesa a partir da multimodalidade, por meio das experiências e vivências como bolsista residente do Programa Residência Pedagógica – Letras Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse estudo se baseia em aulas lúdicas, nas quais foram usados gêneros multimodais, em específico letras de músicas e trechos de filmes. A pesquisa usa a Linguística Aplicada como base, uma vez que essa área de estudo procura investigar e entender a língua conforme seu contexto e uso social, ou seja, em um ambiente real, com pessoas e problemas reais. Foi adotada uma metodologia qualitativa, bibliográfica e exploratória, que buscou mostrar como a multimodalidade pode ser benéfica e contribuir significativamente para uma melhor compreensão, retenção e absorção dos conteúdos ministrados, facilitando o aprendizado e o engajamento dos alunos.
Abstract: Multimodal genres song lyrics and film excerpts in English language classes: an experience report from the Pedagogical Residency.
Keywords: Língua inglesa – ensino e aprendizagem
Gêneros textuais multimodais
Programa de Residência Pedagógica - experiências
Letras- Língua Inglesa - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores.
Ensino Superior - Cajazeiras - Município – Paraíba
Recursos pedagógicos - aulas de língua inglesa
English language – teaching and learning
Multimodal textual genres
Pedagogical Residency Program - experience
Letters - English Language - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center.
Higher Education - Cajazeiras - Municipality – Paraíba
Pedagogical resources - English language classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40766
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELLY PEREIRA LINS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2024.pdfMirelly Pereira Lins. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2024.8.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.