Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIANA, J. V. Npt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/341204559583770pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Suzyanne Valeska Maciel de.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo, incentivar a integração do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história, no ensino fundamental II. Implementando o uso de contribuições teóricas e práticas para o aprimoramento de novas possibilidades pedagógicas. Partindo do pressuposto de que os métodos de ensino de história tradicionais geram desinteresse pela disciplina, busca-se explorar o papel e a contribuição dos jogos como recursos educativos na implementação do ensino. A utilização da franquia de jogos eletrônicos Assassin´s Creed como aporte metodológico no uso das intervenções pedagógicas sob a perspectiva do lúdico no ensino de história. Com o intuito de promover uma cultura coletiva entre estudantes e professores, despertando a curiosidade, autonomia e criatividade, contribuindo para a formação significativa do aluno no ambiente escolar. Portanto, este projeto visa o resgate sobre a importância do lúdico no ensino de história, como elemento cultural, fundamental para o desenvolvimento intelectual e formador de saberes históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleAssassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2024-11-19-
dc.description.abstractThe present study aims to promote the integration of active methods into the teaching-learning process in the subject of history in elementary school II. We implement the use of theoretical and practical contributions to improve new pedagogical possibilities. Starting from the assumption that the traditional methods of teaching history generate a lack of interest in the subject, we seek to explore the role and contribution of games as pedagogical resources in the implementation of the lesson. The use of the electronic game series Assassin's Creed as a methodological contribution to the use of pedagogical interventions from a playful perspective in history lessons. The promotion of a collective culture between students and teachers that stimulates curiosity, autonomy and creativity and contributes to the meaningful development of students in the school environment. Therefore, this project aims to highlight the importance of play in history lessons as a cultural element that is fundamental to teaching fundamental for intellectual development and shapes historical knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40496-
dc.date.accessioned2025-02-19T12:28:42Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T12:28:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória – ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectAssassin’s Creedpt_BR
dc.subjectHistory – elementary educationpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectVideo Game e ensino de História-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, José Vinicius do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssassin’s Creed and the teaching of History in Elementary Education II: intervention and analysis project in the use of the video game as a learning tool in teaching History.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, José Vinicius do Nascimento. Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VINICIUS DO NASCIMENTO VIANA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdfJosé Vinicius do Nascimento Viana. Monografia História. CFP 2024.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.