Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334
Title: A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo.
Other Titles: The importance of working on socio-emotional skills in Rural Education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Amanda Maria da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
Keywords: Educação do Campo;Habilidades socioemocionais;Educação e música;Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB;Música como recurso pedagógico;Rural Education;Socio-emotional skills;Education and music;Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo - PB;Music as a pedagogical resource
Issue Date: 21-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Amanda Maria da. A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334
???metadata.dc.description.resumo???: As Habilidades socioemocionais são competências que envolvem a capacidade de entender, gerenciar e expressar emoções de maneira saudável, além de estabelecer e manter relacionamentos positivos. Pensando na Educação do Campo, o presente trabalho visa apresentar pontos importantes para um trabalho efetivo por parte dos professores e gestão escolar. Será apresentado como é possível que o trabalho das habilidades socioemocionais podem contribuir para um melhor desenvolvimento não somente do aluno enquanto seu ser estudante, mas também do aluno enquanto indivíduo social. Analisou-se também a importância e as possibilidades de se trabalhar essas habilidades dentro da educação básica, quando se referindo a educação do campo, de maneira que o aluno seja protagonista. Por fim será apresentado a importância da preparação do professor para que desenvolva um trabalho significativo referente as habilidades socioemocionais nas escolas do campo. O trabalho em questão foi desenvolvido de início pela revisão bibliográfica, de autores que já trabalharam questões relacionadas ao tema proposto. Seguindo por uma apresentação prática a respeito de como é sentida e trabalhada as habilidades socioemocionais em uma escola da cidade de Amparo. Conclui-se, portanto, que, embora ainda se tenha um longo caminho a ser percorrido quando se trata de currículos educacionais eficientes para a educação do campo, é possível perceber o impacto de se trabalhar tais habilidades socioemocionais na vida dos alunos, não somente no âmbito escolar, como também para sua vida no campo e para além dela.
???metadata.dc.description.resumen???: Las habilidades socioemocionales son habilidades que implican la capacidad de comprender, gestionar y expresar emociones de forma saludable, además de establecer y mantener relaciones positivas. Pensando en la Educación do campo, este trabajo tiene como objetivo presentar puntos importantes para el trabajo eficaz de los docentes y la gestión escolar. Se mostrará cómo es posible que el trabajo sobre habilidades socioemocionales pueda contribuir a un mejor desarrollo no sólo del estudiante como estudiante, sino también del estudiante como individuo social. También se analizó la importancia y posibilidades de trabajar estas habilidades dentro de la educación básica, cuando se refiere a la educación rural, para que el estudiante sea el protagonista. Finalmente, se presentará la importancia de preparar a los docentes para desarrollar un trabajo significativo en torno a las habilidades socioemocionales en las escuelas rurales. El trabajo en cuestión fue desarrollado inicialmente a través de una revisión bibliográfica, por autores que ya habían trabajado en temas relacionados con el tema propuesto. Seguidamente se realizará una presentación práctica sobre cómo se sienten y trabajan las habilidades socioemocionales en una escuela de la ciudad de Amparo. Se concluye así que, si bien aún queda un largo camino por recorrer en materia de currículos educativos eficientes para la educación rural, es posible percibir el impacto del trabajo de dichas habilidades socioemocionales en la vida de los estudiantes, no solo a nivel escuela, así como su vida en la comunidad rural y más allá.
Keywords: Educação do Campo
Habilidades socioemocionais
Educação e música
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB
Música como recurso pedagógico
Rural Education
Socio-emotional skills
Education and music
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo - PB
Music as a pedagogical resource
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA MARIA DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfAmanda Maria da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.