Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9657-7693pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199691841936178pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoAs Habilidades socioemocionais são competências que envolvem a capacidade de entender, gerenciar e expressar emoções de maneira saudável, além de estabelecer e manter relacionamentos positivos. Pensando na Educação do Campo, o presente trabalho visa apresentar pontos importantes para um trabalho efetivo por parte dos professores e gestão escolar. Será apresentado como é possível que o trabalho das habilidades socioemocionais podem contribuir para um melhor desenvolvimento não somente do aluno enquanto seu ser estudante, mas também do aluno enquanto indivíduo social. Analisou-se também a importância e as possibilidades de se trabalhar essas habilidades dentro da educação básica, quando se referindo a educação do campo, de maneira que o aluno seja protagonista. Por fim será apresentado a importância da preparação do professor para que desenvolva um trabalho significativo referente as habilidades socioemocionais nas escolas do campo. O trabalho em questão foi desenvolvido de início pela revisão bibliográfica, de autores que já trabalharam questões relacionadas ao tema proposto. Seguindo por uma apresentação prática a respeito de como é sentida e trabalhada as habilidades socioemocionais em uma escola da cidade de Amparo. Conclui-se, portanto, que, embora ainda se tenha um longo caminho a ser percorrido quando se trata de currículos educacionais eficientes para a educação do campo, é possível perceber o impacto de se trabalhar tais habilidades socioemocionais na vida dos alunos, não somente no âmbito escolar, como também para sua vida no campo e para além dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334-
dc.date.accessioned2025-02-14T17:21:24Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T17:21:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectEducação e músicapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PBpt_BR
dc.subjectMúsica como recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectSocio-emotional skillspt_BR
dc.subjectEducation and musicpt_BR
dc.subjectIdelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo - PBpt_BR
dc.subjectMusic as a pedagogical resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Amanda Maria da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of working on socio-emotional skills in Rural Education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Maria da. A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334pt_BR
dc.description.resumenLas habilidades socioemocionales son habilidades que implican la capacidad de comprender, gestionar y expresar emociones de forma saludable, además de establecer y mantener relaciones positivas. Pensando en la Educación do campo, este trabajo tiene como objetivo presentar puntos importantes para el trabajo eficaz de los docentes y la gestión escolar. Se mostrará cómo es posible que el trabajo sobre habilidades socioemocionales pueda contribuir a un mejor desarrollo no sólo del estudiante como estudiante, sino también del estudiante como individuo social. También se analizó la importancia y posibilidades de trabajar estas habilidades dentro de la educación básica, cuando se refiere a la educación rural, para que el estudiante sea el protagonista. Finalmente, se presentará la importancia de preparar a los docentes para desarrollar un trabajo significativo en torno a las habilidades socioemocionales en las escuelas rurales. El trabajo en cuestión fue desarrollado inicialmente a través de una revisión bibliográfica, por autores que ya habían trabajado en temas relacionados con el tema propuesto. Seguidamente se realizará una presentación práctica sobre cómo se sienten y trabajan las habilidades socioemocionales en una escuela de la ciudad de Amparo. Se concluye así que, si bien aún queda un largo camino por recorrer en materia de currículos educativos eficientes para la educación rural, es posible percibir el impacto del trabajo de dichas habilidades socioemocionales en la vida de los estudiantes, no solo a nivel escuela, así como su vida en la comunidad rural y más allá.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA MARIA DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfAmanda Maria da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.