PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - CDSA
Community home page
Recent Submissions
“Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB.
O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB.
Contextualizando o semiárido nos anos finais do ensino fundamental: crítica à BNCC e relato de experiência docente em uma escola do Congo-PB.
A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo.
Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula.
(Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional.
A aula de campo como metodologia na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG.
Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB.
Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB.
Educação empreendedora no contexto educacional para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB.
A integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro.
Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB.
Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB.
Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva.
As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência.
O uso de recursos concretos/pedagógicos como potencializador no fortalecimento da identidade e da cultura local.
Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola.
Centro de Vida Nordeste: experiência de voluntariado e educação contextualizada no fundamental I, da Escola Maria de Lourdes Nunes de Menezes em Prata/PB.
A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental.
Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais.