Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900
Title: | Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. |
Other Titles: | Use of experimentation and virtual simulator as a didactic resource in teaching and learning about density. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Thaynara Vieira da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SALES, Luciano Leal de Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | PINHEIRO, Carlos Davidson. |
Keywords: | Ensino de química;Experimentação;PhET Colorado;Densidade - Experimento no ensino;Tecnologias - Ensino de química;Teaching chemistry;Experimentation;Density - Experiment in teaching;Technologies - Chemistry teaching |
Issue Date: | 16-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Thaynara Vieira da. Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. 2024. 35f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | As atividades experimentais, assim como, fazer a utilização de representações didáticas com ferramentas virtuais podem ser aliadas para promover a assimilação do conhecimento, sobretudo, estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem dos estudantes de 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo de densidade na disciplina de Química. Para alcançar esse objetivo, foi proposto uma intervenção didática em três momentos: aula teórica, realização de atividades experimentais sobre densidade e uso do simulador interativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários aplicados antes e depois do experimento, e outro qualitativo após o uso do software. Diante dos resultados, foi possível perceber as contribuições da prática experimental associada ao uso do simulador no ensino de densidade, visto que, teve uma evolução satisfatória na aprendizagem da turma investigada neste estudo. |
Abstract: | Experimental activities, as well as the use of didactic representations with virtual tools, can be allies in promoting the assimilation of knowledge, especially in stimulating students' curiosity, creativity, and critical thinking. The aim of this study is to assess the learning of first-year high school students regarding the topic of density in the Chemistry discipline. To achieve this objective, a didactic intervention was proposed in three stages: theoretical lessons, conducting experimental activities on density, and using an interactive simulator. Data collection involved administering questionnaires before and after the experiment, as well as another qualitative survey after the software usage. Based on the results, it was possible to observe the contributions of experimental practice combined with simulator use in teaching density, as there was a satisfactory improvement in the learning of the class under investigation in this study. |
Keywords: | Ensino de química Experimentação PhET Colorado Densidade - Experimento no ensino Tecnologias - Ensino de química Teaching chemistry Experimentation Density - Experiment in teaching Technologies - Chemistry teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Química. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THAYNARA VIEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2024.pdf | Thaynara Vieira da Silva. Monografia Química. CFP. 2024. | 504.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.