Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8053237433922908pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.-
dc.contributor.referee2PINHEIRO, Carlos Davidson.-
dc.description.resumoAs atividades experimentais, assim como, fazer a utilização de representações didáticas com ferramentas virtuais podem ser aliadas para promover a assimilação do conhecimento, sobretudo, estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem dos estudantes de 1º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo de densidade na disciplina de Química. Para alcançar esse objetivo, foi proposto uma intervenção didática em três momentos: aula teórica, realização de atividades experimentais sobre densidade e uso do simulador interativo. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários aplicados antes e depois do experimento, e outro qualitativo após o uso do software. Diante dos resultados, foi possível perceber as contribuições da prática experimental associada ao uso do simulador no ensino de densidade, visto que, teve uma evolução satisfatória na aprendizagem da turma investigada neste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleUso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade.pt_BR
dc.date.issued2024-07-16-
dc.description.abstractExperimental activities, as well as the use of didactic representations with virtual tools, can be allies in promoting the assimilation of knowledge, especially in stimulating students' curiosity, creativity, and critical thinking. The aim of this study is to assess the learning of first-year high school students regarding the topic of density in the Chemistry discipline. To achieve this objective, a didactic intervention was proposed in three stages: theoretical lessons, conducting experimental activities on density, and using an interactive simulator. Data collection involved administering questionnaires before and after the experiment, as well as another qualitative survey after the software usage. Based on the results, it was possible to observe the contributions of experimental practice combined with simulator use in teaching density, as there was a satisfactory improvement in the learning of the class under investigation in this study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39900-
dc.date.accessioned2025-01-06T14:06:48Z-
dc.date.available2025-01-01-
dc.date.available2025-01-06T14:06:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPhET Coloradopt_BR
dc.subjectDensidade - Experimento no ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias - Ensino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectDensity - Experiment in teachingpt_BR
dc.subjectTechnologies - Chemistry teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Thaynara Vieira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of experimentation and virtual simulator as a didactic resource in teaching and learning about density.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thaynara Vieira da. Uso da experimentação e simulador virtual como recurso didático no ensino e aprendizagem sobre densidade. 2024. 35f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYNARA VIEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2024.pdfThaynara Vieira da Silva. Monografia Química. CFP. 2024.504.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.