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Title: Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra.
Other Titles: Identity in perspective: the use of books by author Kiusam de Oliveira in the process of identity construction for black children.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Raquel de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Literatura infantojuvenil;Kiusam de Oliveira - Contos;Pesquisa etnográfica;Personagens negros - Representatividade;Identidade negra;Crianças negras - Construção idenitária;Protagonistas negros;Educação antirracista;Children's literature;Kiusam de Oliveira - Stories;Ethnographic research;Black characters - Representation;Black identity;Black children - Identity construction;black protagonists;Anti-racist education
Issue Date: 19-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Raquel de Lima. Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa ora apresentada discute sobre a representatividade de personagens negros na literatura infanto juvenil para a construção identitária de crianças negras na escola, com o propósito de mostrar as possíveis contribuições dos contos da escritora Kiusam de Oliveira para o reconhecimento dessas crianças, de maneira a valorizar as diferentes culturas éticas. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, a partir da análise sobre a reação e percepção dos alunos de três escolas que participaram de oficinas de contação de histórias das obras da autora supracitada, promovendo ainda uma reflexão sobre a importância da representatividade das características da cultura e corpo negro nas obras literárias transmitidas às crianças. Os resultados demonstraram que a carência de protagonistas negros não só perpetua estereótipos raciais prejudiciais, mas também priva os jovens leitores de experiências literárias enriquecedoras que refletem a pluralidade da sociedade. Em contrapartida, crianças que se veem refletidas nos livros que leem são mais propensas a desenvolver um amor pela leitura e a se engajar mais profundamente com o material. Assim, a inclusão de protagonistas negros não é apenas uma questão de justiça social, mas também de eficácia educacional. Concluiu- se que a integração de contos como os de Kiusam de Oliveira e outros autores que abordem as características do povo negro no currículo escolar promove um ambiente educacional representativo, onde todas as crianças possam se reconhecer, se valorizar e se respeitar.
Abstract: The research presented here discusses the representativeness of black characters in children's literature for the construction of black children's identities at school, with the aim of showing the possible contributions of stories by the writer Kiusam de Oliveira to the recognition of these children, in a way that values different ethical cultures. The methodology adopted consisted of ethnographic research, with a qualitative approach, based on an analysis of the reaction and perception of students from three schools who took part in storytelling workshops on the works of the aforementioned author, also promoting reflection on the importance of representing the characteristics of black culture and the black body in literary works transmitted to children. The results showed that the lack of black protagonists not only perpetuates harmful racial stereotypes, but also deprives young readers of enriching literary experiences that reflect the plurality of society. On the other hand, children who see themselves reflected in the books they read are more likely to develop a love of reading and engage more deeply with the material. Thus, the inclusion of black protagonists is not only a question of social justice, but also of educational effectiveness. It was concluded that integrating stories such as those by Kiusam de Oliveira and other authors that address the characteristics of black people into the school curriculum promotes a representative educational environment where all children can recognize, value and respect themselves.
Keywords: Literatura infantojuvenil
Kiusam de Oliveira - Contos
Pesquisa etnográfica
Personagens negros - Representatividade
Identidade negra
Crianças negras - Construção idenitária
Protagonistas negros
Educação antirracista
Children's literature
Kiusam de Oliveira - Stories
Ethnographic research
Black characters - Representation
Black identity
Black children - Identity construction
black protagonists
Anti-racist education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39248
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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