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dc.contributor.advisor1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.advisor1IDFEITOSA, B. Mpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757336098779500pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee3ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada discute sobre a representatividade de personagens negros na literatura infanto juvenil para a construção identitária de crianças negras na escola, com o propósito de mostrar as possíveis contribuições dos contos da escritora Kiusam de Oliveira para o reconhecimento dessas crianças, de maneira a valorizar as diferentes culturas éticas. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, a partir da análise sobre a reação e percepção dos alunos de três escolas que participaram de oficinas de contação de histórias das obras da autora supracitada, promovendo ainda uma reflexão sobre a importância da representatividade das características da cultura e corpo negro nas obras literárias transmitidas às crianças. Os resultados demonstraram que a carência de protagonistas negros não só perpetua estereótipos raciais prejudiciais, mas também priva os jovens leitores de experiências literárias enriquecedoras que refletem a pluralidade da sociedade. Em contrapartida, crianças que se veem refletidas nos livros que leem são mais propensas a desenvolver um amor pela leitura e a se engajar mais profundamente com o material. Assim, a inclusão de protagonistas negros não é apenas uma questão de justiça social, mas também de eficácia educacional. Concluiu- se que a integração de contos como os de Kiusam de Oliveira e outros autores que abordem as características do povo negro no currículo escolar promove um ambiente educacional representativo, onde todas as crianças possam se reconhecer, se valorizar e se respeitar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIdentidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra.pt_BR
dc.date.issued2024-07-19-
dc.description.abstractThe research presented here discusses the representativeness of black characters in children's literature for the construction of black children's identities at school, with the aim of showing the possible contributions of stories by the writer Kiusam de Oliveira to the recognition of these children, in a way that values different ethical cultures. The methodology adopted consisted of ethnographic research, with a qualitative approach, based on an analysis of the reaction and perception of students from three schools who took part in storytelling workshops on the works of the aforementioned author, also promoting reflection on the importance of representing the characteristics of black culture and the black body in literary works transmitted to children. The results showed that the lack of black protagonists not only perpetuates harmful racial stereotypes, but also deprives young readers of enriching literary experiences that reflect the plurality of society. On the other hand, children who see themselves reflected in the books they read are more likely to develop a love of reading and engage more deeply with the material. Thus, the inclusion of black protagonists is not only a question of social justice, but also of educational effectiveness. It was concluded that integrating stories such as those by Kiusam de Oliveira and other authors that address the characteristics of black people into the school curriculum promotes a representative educational environment where all children can recognize, value and respect themselves.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39248-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:52:41Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T12:52:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectKiusam de Oliveira - Contospt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectPersonagens negros - Representatividadept_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectCrianças negras - Construção idenitáriapt_BR
dc.subjectProtagonistas negrospt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectKiusam de Oliveira - Storiespt_BR
dc.subjectEthnographic researchpt_BR
dc.subjectBlack characters - Representationpt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectBlack children - Identity constructionpt_BR
dc.subjectblack protagonistspt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Raquel de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIdentity in perspective: the use of books by author Kiusam de Oliveira in the process of identity construction for black children.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raquel de Lima. Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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RAQUEL DE LIMA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfRaquel de Lima Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2024.885.19 kBAdobe PDFView/Open


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