Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCLEMENTE, H. M. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566497070912286pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim;pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento que se expressa como um dos transtornos mais comuns na infância. Essa condição neurológica pode causar prejuízos diretos na aprendizagem dessas crianças no ambiente escolar devido à tríade de seus sintomas, como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios do processo de ensino e aprendizagem e suas implicações sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esta pesquisa buscou responder às seguintes questões problematizadoras: Quais os dilemas enfrentados no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TDAH? E Quais estratégias podem ser desenvolvidas para o enfrentamento dessa problemática e efetivação da inclusão escolar? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por 04 (quatro) professoras de 1º, 3º e 5 º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Baixio, localizada no interior do Ceará. Para realizar a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa demonstraram que os desafios da efetivação da inclusão de alunos com TDAH é a ausência de formação continuada para que o professor obtenha conhecimentos sobre características e peculiaridades do auno com TDAH, bem como, foi possível inferir a eficácia e as vantagens de abordagens que combinam atividades lúdicas e psicomotoras para o desenvolvimento e inclusão do TDAH, no entanto, ainda há uma falta de entendimento conceitual e sobre a finalidade das atividades psicomotoras, pois, apesar de serem constatadas a aplicação e seus benefícios, estas são trabalhadas de forma intuitivas. Desse modo, conclui-se que, ainda são muitas as lacunas a serem preenchidas com vistas a garantir um suporte mais eficiente e eficaz para os alunos com TDAH, enfatiza-se, pois, a necessidade de oferta de formação continuada e materiais, que auxiliem o educador para um atendimento inclusivo aos alunos com TDAH, bem como, infere-se a necessidade de maior valorização a atividades psicomotoras e conhecimento, por parte dos educadores, de seus impactos benéficos ao desenvolvimento cognitivo, motor e social desses indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios da inclusão de alunos com TDAH: razões para o desenvolvimento de estratégias de ensino centradas em recursos psicomotores.pt_BR
dc.date.issued2024-07-18-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder is a neurodevelopmental disorder that is one of the most common childhood disorders. This neurological condition can cause direct damage to the learning of these children in the school environment due to the triad of its symptoms, such as inattention, hyperactivity and impulsivity. The overall aim of this research is to investigate the challenges of the teaching-learning process and its implications for the inclusion of students with attention deficit hyperactivity disorder. This research sought to answer the following questions: What are the dilemmas faced in the teaching-learning process of students with ADHD? And what strategies can be developed to tackle this problem and make school inclusion a reality? To this end, a qualitative field study was carried out using a semi-structured interview. The sample consisted of four teachers from the 1st, 3rd and 5th grades of elementary school at a municipal public school in the city of Baixio, located in the interior of Ceará. The results of the research showed that the challenges to the effective inclusion of students with ADHD is the lack of continuing training for teachers to gain knowledge about the characteristics and peculiarities of students with ADHD, and it was possible to infer the effectiveness and advantages of approaches that combine play and psychomotor activities for the development and inclusion of ADHD, however, there is still a lack of conceptual understanding and about the purpose of psychomotor activities, because, despite their application and benefits, they are worked on intuitively. It is therefore concluded that there are still many gaps to be filled in order to guarantee more efficient and effective support for students with ADHD, emphasizing the need to offer continuing training and materials to help educators provide inclusive care for students with ADHD, as well as the need for greater appreciation of psychomotor activities and knowledge on the part of educators of their beneficial impacts on the cognitive, motor and social development of these individuals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39210-
dc.date.accessioned2024-11-28T13:32:30Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-28T13:32:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHDpt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCLEMENTE, Hellen Maria Holanda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges of including students with ADHD: reasons for developing teaching strategies focused on psychomotor resources.pt_BR
dc.identifier.citationCLEMENTE, Hellen Maria Holanda. Desafios da inclusão de alunos com TDAH: razões para o desenvolvimento de estratégias de ensino centradas em recursos psicomotores. 2024. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELLEN MARIA HOLANDA CLEMENTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfHellen Maria Holanda Clemente. Monografia Pedagogia. CFP 2024.740.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.