Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25635
Title: “Projeto Jovem Leitor”: uma proposta de letramento literário no ensino remoto.
Other Titles: “Young Reader Project”: a proposal for literary literacy in remote teaching.
???metadata.dc.creator???: CANUTO, Yeda Angelina Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Leitura literária;Letramento literário;Projeto Jovem Leitor;Estudos literários;Escola;Formação do leitor;Escola;Literary reading;Literary literacy;Young Reader Project;Literary studies;School;Reader training
Issue Date: 27-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CANUTO, Yeda Angelina Vieira. “Projeto Jovem Leitor”: uma proposta de letramento literário no ensino remoto. 2021. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho proporciona uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas aplicadas aos estudos literários em sala de aula pelo professor. A escola é um dos principais ambientes detentores do contato dos estudantes com a cultura literária, por isso é importante trabalhar com práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor, que possam contribuir para o letramento literário. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o “Projeto Jovem Leitor”, implementado pelo Governo da Paraíba, no ano de 2017, para propor estratégias nas turmas do 9º ano que ampliem a competência literária dos alunos, mediante o letramento literário, bem como, auxiliar os professores a repensar sua prática. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, relacionando os conteúdos das obras do programa “Projeto Jovem Leitor” a documentos oficiais da educação, como PCN’s (1998), BNCC (2017) e PCEP (2019), e levantou-se discussões sobre a contextualização da história da literatura na escola, ao passo que evidenciou-se a relevância do letramento literário na formação do leitor de literatura, com fundamento nos estudos de Cosson (2019 e 2020), Kleiman (2004), Candido (2004 e 2011), Street (1984), Zilberman (2012), Bordini e Aguiar (1988), Jouve (2012), Soares (2009), Paulino (2001), Abreu (2006), dentre outros. Nessa perspectiva, tendo como base os postulados de Cosson (2019), apresentou-se três sequências básicas, a partir do programa Projeto Jovem Leitor” 9 º ano, que permite ao aluno experiência, gradativamente, um conjunto de textos literários. Também é propósito deste trabalho lançar um olhar para a atual realidade da educação brasileira, já que a prática docente vivência um desafio, devido ao contexto da pandemia provocada pela COVID19. Dessa forma, em meio a esse desafio do ensino remoto, as sequências estão adaptadas para serem aplicadas no ensino online. Diante disso, acreditasse que as práticas pedagógicas para o “Projeto Jovem Leitor”, mediadas por estratégias metodológicas do letramento literário, contribuem para o desenvolvimento do leitor de literatura.
Abstract: This work provides a reflection on pedagogical practices applied to literary studies in the classroom by the teacher. The school is one of the main environments that keep students in contact with literary culture, so it is important to work with pedagogical practices aimed at the formation of the reader, which can contribute to literary literacy. The main objective of this research is to analyze the "Young Reader Project", implemented by the Government of Paraíba, in 2017, to propose strategies in the 9th grade classes that expand the literary competence of students, through literary literacy, as well as, help teachers to rethink their practice. In order to do so, a bibliographic research was adopted as a methodology with a qualitative approach, relating the contents of the works of the “Projeto Jovem Leitor” program to official documents of education, such as PCN's (1998), BNCC (2017) and PCEP (2019), and discussions were raised about the contextualization of the history of literature at school, while the relevance of literary literacy in the formation of the reader of literature was highlighted, with based on studies by Cosson (2019 and 2020), Kleiman (2004), Candido (2004 and 2011), Street (1984), Zilberman (2012), Bordini and Aguiar (1988), Jouve (2012), Soares (2009), Paulino (2001), Abreu (2006), among others. In this perspective, based on the postulates of Cosson (2019), three basic sequences were presented, from the program Projeto Jovem Leitor” 9th grade, which allows the student to gradually experience a set of literary texts. It is also the purpose of this work to take a look at the current reality of Brazilian education, since the teaching practice experiences a challenge, due to the context of the pandemic caused by COVID19. Thus, in the midst of this challenge of remote teaching, the sequences are adapted to be applied in online teaching. Therefore, it is believed that the pedagogical practices for the "Young Reader Project", mediated by methodological strategies of literary literacy, contribute to the development of the reader of literature.
Keywords: Leitura literária
Letramento literário
Projeto Jovem Leitor
Estudos literários
Escola
Formação do leitor
Escola
Literary reading
Literary literacy
Young Reader Project
Literary studies
School
Reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25635
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YEDA ANGELINA VIEIRA CANUTO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2021.pdfYeda Angelina Vieira Canuto. Dissertação PROFLETRAS. 2021. 45.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.