Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCANUTO, Y. A. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3008325912253645pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoEste trabalho proporciona uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas aplicadas aos estudos literários em sala de aula pelo professor. A escola é um dos principais ambientes detentores do contato dos estudantes com a cultura literária, por isso é importante trabalhar com práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor, que possam contribuir para o letramento literário. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o “Projeto Jovem Leitor”, implementado pelo Governo da Paraíba, no ano de 2017, para propor estratégias nas turmas do 9º ano que ampliem a competência literária dos alunos, mediante o letramento literário, bem como, auxiliar os professores a repensar sua prática. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, relacionando os conteúdos das obras do programa “Projeto Jovem Leitor” a documentos oficiais da educação, como PCN’s (1998), BNCC (2017) e PCEP (2019), e levantou-se discussões sobre a contextualização da história da literatura na escola, ao passo que evidenciou-se a relevância do letramento literário na formação do leitor de literatura, com fundamento nos estudos de Cosson (2019 e 2020), Kleiman (2004), Candido (2004 e 2011), Street (1984), Zilberman (2012), Bordini e Aguiar (1988), Jouve (2012), Soares (2009), Paulino (2001), Abreu (2006), dentre outros. Nessa perspectiva, tendo como base os postulados de Cosson (2019), apresentou-se três sequências básicas, a partir do programa Projeto Jovem Leitor” 9 º ano, que permite ao aluno experiência, gradativamente, um conjunto de textos literários. Também é propósito deste trabalho lançar um olhar para a atual realidade da educação brasileira, já que a prática docente vivência um desafio, devido ao contexto da pandemia provocada pela COVID19. Dessa forma, em meio a esse desafio do ensino remoto, as sequências estão adaptadas para serem aplicadas no ensino online. Diante disso, acreditasse que as práticas pedagógicas para o “Projeto Jovem Leitor”, mediadas por estratégias metodológicas do letramento literário, contribuem para o desenvolvimento do leitor de literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.title“Projeto Jovem Leitor”: uma proposta de letramento literário no ensino remoto.pt_BR
dc.date.issued2021-04-27
dc.description.abstractThis work provides a reflection on pedagogical practices applied to literary studies in the classroom by the teacher. The school is one of the main environments that keep students in contact with literary culture, so it is important to work with pedagogical practices aimed at the formation of the reader, which can contribute to literary literacy. The main objective of this research is to analyze the "Young Reader Project", implemented by the Government of Paraíba, in 2017, to propose strategies in the 9th grade classes that expand the literary competence of students, through literary literacy, as well as, help teachers to rethink their practice. In order to do so, a bibliographic research was adopted as a methodology with a qualitative approach, relating the contents of the works of the “Projeto Jovem Leitor” program to official documents of education, such as PCN's (1998), BNCC (2017) and PCEP (2019), and discussions were raised about the contextualization of the history of literature at school, while the relevance of literary literacy in the formation of the reader of literature was highlighted, with based on studies by Cosson (2019 and 2020), Kleiman (2004), Candido (2004 and 2011), Street (1984), Zilberman (2012), Bordini and Aguiar (1988), Jouve (2012), Soares (2009), Paulino (2001), Abreu (2006), among others. In this perspective, based on the postulates of Cosson (2019), three basic sequences were presented, from the program Projeto Jovem Leitor” 9th grade, which allows the student to gradually experience a set of literary texts. It is also the purpose of this work to take a look at the current reality of Brazilian education, since the teaching practice experiences a challenge, due to the context of the pandemic caused by COVID19. Thus, in the midst of this challenge of remote teaching, the sequences are adapted to be applied in online teaching. Therefore, it is believed that the pedagogical practices for the "Young Reader Project", mediated by methodological strategies of literary literacy, contribute to the development of the reader of literature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25635
dc.date.accessioned2022-06-10T17:26:07Z
dc.date.available2022-06-10
dc.date.available2022-06-10T17:26:07Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectProjeto Jovem Leitorpt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectYoung Reader Projectpt_BR
dc.subjectLiterary studiespt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANUTO, Yeda Angelina Vieira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Young Reader Project”: a proposal for literary literacy in remote teaching.pt_BR
dc.identifier.citationCANUTO, Yeda Angelina Vieira. “Projeto Jovem Leitor”: uma proposta de letramento literário no ensino remoto. 2021. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YEDA ANGELINA VIEIRA CANUTO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2021.pdfYeda Angelina Vieira Canuto. Dissertação PROFLETRAS. 2021. 45.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.