Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, T. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302863459976247pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.referee2MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2020-05-04-
dc.description.abstractThis work focuses on analyzing the reading skills in the National Common Curricular Base (BNCC), presenting alternatives for didactic work with reading focused on the skills of the Base. The research is based on Sociodiscursive Interactionism, mainly in Bronckart, Machado and Matencio (2006). Methodologically, the research is of the documentary type, with a qualitative approach and applied nature. It was found that BNCC contemplates important aspects of reading training, understanding language as an interactive action. We also perceive a significant emphasis on reading, with five competences related to this axis among the ten focused on the teaching of the Portuguese language. It was inferred that conducting work with reading from the BNCC's competences allows the student to develop these competences, which are essential to carry out activities related to the labor market. From the analysis of the competences, it was realized that to broaden them, in the teaching of reading, as well as to broaden the concept and the vision related to the act of reading, it is possible and important to associate ISD principles. Finally, it was proposed a project notebook with activities aimed at reading, from the BNCC, with the pretension that the student actively participates in the construction of knowledge and that he acts in social contexts related to the readings carried out.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315-
dc.date.accessioned2021-09-29T12:14:25Z-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-09-29T12:14:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInteracionalismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectAluno-leitorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular- BNCCpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSociodiscursive Interactionismpt_BR
dc.subjectStudent-readerpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - BNCCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Teresinha Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading at BNCC: intervention proposals for elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERESINHA NUNES NOGUEIRA.DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2020.pdfTeresinha Nunes Nogueira. Dissertação PROFLETRAS. 2020.1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.