Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
Title: | Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. |
Other Titles: | School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process. |
???metadata.dc.creator???: | PEREIRA, Maria do Socorro. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Avaliação escolar;Aprendizagem;Avaliação- conceitos;Avaliação- funções;School evaluation;Learning;Evaluation- concepts;Evaluation- functions |
Issue Date: | 10-Nov-2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. |
Keywords: | Avaliação escolar Aprendizagem Avaliação- conceitos Avaliação- funções School evaluation Learning Evaluation- concepts Evaluation- functions |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DO SOCORRO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Maria do Socorro Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.