Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, M. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3655067079567624 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-11-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T18:20:29Z | - |
dc.date.available | 2020-07-15 | - |
dc.date.available | 2020-07-15T18:20:29Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação- conceitos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação- funções | pt_BR |
dc.subject | School evaluation | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Evaluation- concepts | pt_BR |
dc.subject | Evaluation- functions | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Maria do Socorro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DO SOCORRO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Maria do Socorro Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.