Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
Title: | O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
Other Titles: | Teaching reading at school: challenges and perspectives. |
???metadata.dc.creator???: | BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Maria de Lourdes. |
Keywords: | Leitura;Ensino de leitura- estratégias;Prática de ensino- leitura;Reading;Teaching reading - strategies;Teaching-reading practice |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. |
Keywords: | Leitura Ensino de leitura- estratégias Prática de ensino- leitura Reading Teaching reading - strategies Teaching-reading practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CLEIDE FERNANDES BONIFÁCIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Maria Cleide Fernandes Bonifácio. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.