Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BONIFÁCIO, M C. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7873116585098893 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAMPOS, M. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/709435374248625 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T17:00:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-15 | - |
dc.date.available | 2020-07-15T17:00:10Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura- estratégias | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino- leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Teaching reading - strategies | pt_BR |
dc.subject | Teaching-reading practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching reading at school: challenges and perspectives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CLEIDE FERNANDES BONIFÁCIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Maria Cleide Fernandes Bonifácio. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.